Coletivo do bairro Planalto organiza mutirão para construção de nova agrofloresta 

O Coletivo do Planalto organizou, na quinta-feira (05), um mutirão para limpeza e preparação da área onde será construída uma nova agrofloresta urbana. O encontro tem como principal objetivo dar início à construção dos canteiros onde serão plantadas hortaliças e outras plantas medicinais. Em primeiro momento, os participantes fizeram uma sondagem no local para determinar qual seria o mais adequado e suas limitações de água. “Não existe um cano de água que percorre toda a área onde será construída a agrofloresta”, enfatiza Sérgio, membro da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso – RECOOPSOL. 

Após a sondagem, os participantes do mutirão tiraram medidas de largura e comprimento no perímetro para construção dos canteiros, fizeram a higienização adequada e realizaram o revolvimento da pilha de compostagem. Enquanto isso, suas dúvidas acerca do manejo da compostagem eram tiradas. A preparação das leiras para plantio e cobertura de proteção para o solo também foram atividades realizadas. 

Para finalização do dia, a equipe conversou com os participantes para obtenção de um feedback sobre a atividade, o que mais gostaram, quais ações poderiam ser adicionadas, entre outras perguntas. Além disso, houve agendamento de um novo mutirão para transplantio das mudas de hortaliças e construção de novas leiras