Assentamento P.A. Zé da Paes realiza reunião junto ao Projeto Do Campo à Mesa

Assentamento P.A. Zé da Paes realiza reunião junto ao “Projeto Do Campo à Mesa”: fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis em redes de cooperação solidária”, para discutir acerca da Associação e do Movimento Social do assentamento. 

O P.A. fica localizado no munícipio de Acorizal e possui atualmente 72 famílias assentadas, as quais participam do FTSANES-BC a contar o ano de 2019, desde sua inserção no Projeto e a implantação do sistema agroflorestal na comunidade.

A partir da atividade de diagnóstico realizada anteriormente pela equipe técnica do Projeto, foi levantada a demanda de criação de uma Associação para organizar político, social e economicamente as atividades voltadas as ações sociais desenvolvidas pelo assentamento, a fim de garantir os direitos da comunidade. Visto que esta é ainda uma comunidade recém assentada.

A atividade foi conduzida pelo MST e pela equipe técnica do Projeto, voltada ao eixo de organização social, o debate deu-se em primeiro momento com objetivo de estudo, com a finalidade de apresentar a comunidade o que é, para que serve, como funciona e quais passos são necessários à criação de uma Associação.

Devido à crise pandêmica vivenciada em todo o país pelo vírus da Covid-19, a reunião ocorreu apenas com a coordenação ampliada do assentamento e em local aberto, a fim de evitar aglomerações e riscos de contágio.

O assentamento é dividido em núcleos, no qual cada membro da coordenação ampliada é responsável por um. O próximo passo é o contato com os núcleos, para repasse das discussões traçadas, apresentação do material levantado e coleta de devolutiva das impressões e objetivos das famílias.

Durante a atividade realizada foi construída uma comissão para elaboração de uma proposta de estatuto da Associação para aprovação em Assembleia. A agenda para realização da Assembleia de fundação da Associação está marcada para o dia 21 de agosto, onde serão sanadas dúvidas.

Quer saber tudo oque acontece no projeto recoopsol? siga-nos no instagram