INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS

Resumo: No Estado de Mato Grosso, os empreendimentos da economia solidária articulados em rede, constituem um segmento com grande diversidade de atores sociais, com dinâmicas socioeconômicas heterogêneas e múltiplas formas de organização de meios produtivos e do uso da terra, variabilidade nas relações de trabalho, grau de especialização, tecnologia e usos do patrimônio ambiental. Apesar dessa diversidade, ainda é desconhecida a realidade de tal segmento, sua importância econômica e social e o número das suas demandas, reivindicações e potencial produtivo. Diante do exposto, o presente projeto tem como principais objetivos a) gerar informações que possibilitem a elaboração de linhas estratégicas de atuação e contribuam para melhoria da qualidade de vida dos atores sociais envolvidos; b)Identificar as múltiplas características dos projetos no âmbito do RECOOPSOL; c) disponibilizar indicadores, que permitam subsidiar o Estado e instituições gestoras a aplicar o conhecimento gerado como referências no planejamento e na proposição de políticas públicas. A trajetória metodológica consistirá das etapas, a saber: Delimitação dos empreendimentos a serem pesquisados; elaboração e discussão coletiva dos indicadores e instrumentos de pesquisa; formatação dos instrumentos de pesquisa e do Banco de Dados; coleta de dados primários em campo; elaboração dos produtos; Oficina de Validação dos Resultados. Os principais produtos consistirão de um relatório dos Indicadores resultantes do acompanhamento/registro e análise dos empreendimentos.

Justificativa: Esse projeto encontra-se relacionado com o Programa Recoopsol, que possui vários projetos afiliados a ele. As informações produzidas serão inéditas e delas derivarão múltiplas variáveis que poderão direcionar os gestores públicos na tomada de decisão e na elaboração de políticas e programas; ademais, subsidiarão a gestão dos demais subprojetos e as ações por eles desenvolvidas e poderão direcionar as decisões dos próprios empreendedores solidários.

Objetivos: a) gerar informações que possibilitem a elaboração de linhas estratégicas de atuação e contribuam para melhoria da qualidade de vida dos atores sociais envolvidos; b)Identificar as múltiplas características dos projetos no âmbito do RECOOPSOL; c) disponibilizar indicadores, que permitam subsidiar o Estado e instituições gestoras a aplicar o conhecimento gerado como referências no planejamento e na proposição de políticas públicas. .

Metodologia: Os procedimentos adotados na presente pesquisa estão subsidiados pela metodologia denominada abordagem sistêmica de realidades agrárias (DE ANDRADE,2009; DE ANDRADE MAZOYER, ROUDART,2009) . Subsidiados por estes pressupostos, a pesquisa constará das etapas, a saber: A)Delimitação dos empreendimentos – Selecionar os projetos que serão diagnosticados; Registrar as Coordenadas Geográficas; elaborar produto cartográfico; B) Coleta de dados secundários; C) Elaboração e discussão coletiva do instrumento de pesquisa -definição conceitual e dos eixos prioritários de coleta de dados que irão subsidiar a construção dos indicadores pertinentes nos empreendimentos analisados/acompanhados no âmbito do RECOOPSOL; a princípio, é possível mencionar: Sociais e Demográficos; Acesso à terra e regularização fundiária; Situação produtiva, jurídica, contábil e administrativa – atualização das informações do Diagnóstico Produtivo, Jurídico e Administrativo dos Empreendimentos de Economia Solidária do Vale do Rio Cuiabá (RECOOPSOL,2015); Usos múltiplos dos Elementos Naturais; assistência técnica e extensão rural; Crédito rural; Cadeias Produtivas; sistemas de comercialização e inserção do produtor no mercado; Políticas Públicas e Acesso aos Benefícios Sociais; Emprego e Relações de Trabalho ;Renda ;Produção Agropecuária; Potencialidades e Obstáculos nos empreendimentos coletivos. D)Seleção dos Indicadores; Elaboração e formatação do Banco de Dados – Oficina de elaboração e valoração dos eixos que constituirão os indicadores; elaboração e validação coletiva do instrumento de pesquisa que a priori consistirá em um questionário fechado contendo as informações consideradas prioritárias que respondam aos eixos/categorias de investigação. As informações serão registradas nos questionários e, posteriormente registradas no banco de dados. E) Visitas exploratórias nos empreendimentos selecionados e registro de aspectos qualitativos. Pré-teste do instrumento de pesquisa. F)Fase de Coleta de Dados em Campo (Realização das entrevistas) G) Fase de elaboração dos Produtos finais H)Oficinas de Validação dos Resultados

Avaliação: O processo avaliativo, consistirá das ações, a saber: A articulação com o ensino e a pesquisa será realizada por meio do envolvimento de acadêmicos da graduação e pós-graduação dos cursos de Geografia, Agronomia, Nutrição e demais áreas interessadas,proporcionando o envolvimento inter e multi disciplinar , repercutindo assim, no processo de pesquisa e extensão que culminará na produção e sistematização do conhecimento.