Mais orgânicos! Lei estabelece Semana Mato-grossense de Agroecologia

Alimentos orgânicos

Mato Grosso terá data comemorativa a partir deste ano, a Semana Mato-grossense de Agroecologia, entre os dias 3 e 9 de outubro.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), autor da Lei nº 11.337/21 que estabelece uma semana para dar visibilidade e sensibilizar a sociedade sobre os benefícios da Agroecologia, da produção e do consumo de alimentos orgânicos, com o desenvolvimento de atividades educativas e culturais relacionada à produção agroecológica e ao equilíbrio ambiental.

A Agroecologia pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável e a promoção e produção de alimentos sem agrotóxicos.

De acordo com o guia alimentar brasileiro, quanto mais pessoas buscarem por alimentos orgânicos e de base agroecológica, maior será o apoio que os produtores da agricultura familiar receberão e mais próximos estaremos de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.

Segundo a nutricionista Sheila Zuchello, se a base da alimentação são produtos ultraprocessados, haverá falta de nutrientes essenciais e também ocorrerão alterações metabólicas que poderão favorecer o aparecimento doenças, como diabetes mellitus, hipertensão e outros problemas, como transtornos de ansiedade, depressão. Situação estas muito comuns em nossos dias. 

Alguns assentamentos e comunidades Rurais da baixada cuiabana e outras regiões do estado, fazem partes do Projeto “Do Campo à Mesa: fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis em redes de cooperação solidária”, coordenado pelo Prof. Henderson Nobre (Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT), ligado à Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol).

A rede conta com uma diversidade de agricultores agroecológicos de todo o estado de Mato Grosso, que comercializam pães, doces, frutas, verduras, legumes, artesanatos e confecções, ancorados em relações justas e solidárias, e com respeito ao meio ambiente.

Você pode baixar o Aplicativo Recoopsol disponível no Play Store dos aparelhos celulares da Apple ou Android e ter acesso a variedades de produtos que são entregues no conforto do seu lar via delivery. Pedidos feitos até quarta-feira são entregues na sexta e sábado.

Siga-nos no instagram e fique por dentro de todas as nossas novidades