RECOOPSOL realiza parceria com o projeto de compra coletiva Terra Limpa

Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso faz parceria com projeto de compra coletiva da UNEMAT

Isadora Dias

A Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso – RECOOPSOL e a Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso – COORIMBATÁ deram início à parceria com o Projeto de Pesquisa com Interface na Extensão Universitária, Terra Limpa, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Sinop (480km de Cuiabá).  Trazendo a importância do produto orgânico e com preço acessível, o projeto visa a realização da compra coletiva de alimentos como o arroz, feijão, soja, molho de tomate, extrato de tomate, suco de uva e vinagre de maçã, para distribuição em diversos locais. O projeto foca em vender produtos que não são produzidos em abundância no estado de Mato Grosso.  

A parceria começou após Oscar Zalla Sampaio, coordenador geral da RECOOPSOL, descobrir o  Projeto em encontros virtuais e grupos da Agroecologia e Economia Solidária em aplicativos de mensagem. O coordenador entrou em contato com  Denizaldo Joziel, professor da UNEMAT e responsável pelo Terra Limpa, demonstrando interesse na parceria e ambos reconheceram assim que seria vantajoso a inclusão de Cuiabá na rota de distribuição, que tem o município de Sinop como parada final. Após o primeiro encontro, reuniões com mais  pessoas como professores da UFMT e representantes da COORIMBATÁ foram realizadas para planejamento prévio. Segundo Oscar, a Rede e o projeto Terra Limpa se complementam em suas ações. “essa complementaridade traz benefícios para os dois projetos, os quais se fortalecem e solidificam as Universidades públicas, além de reforçar o movimento da Agroecologia e da Economia Solidária”, afirma.

Antes do apoio da Cooperativa,  que forneceu espaço e funcionários para serviços de verificação, preparação e entrega de pedidos, o atendimento tinha um aspecto razoavelmente informal, até por não existir um campus da UNEMAT em Cuiabá. “O atendimento aos compradores de Cuiabá já era realizado anteriormente, mas tivemos a oportunidade de sofisticá-lo e alçar voos mais altos com o apoio da RECOOPSOL e da COORIMBATÁ”, enfatiza o professor Denizaldo. A compra coletiva não teve seu completo fechamento, mas os produtos serão encomendados para serem amarzenados na sede da Cooperativa assim que conseguirem realizá-lo. 

Sobre o novo aplicativo RECOOPSOL, os responsáveis pelos sistemas eletrônicos de ambas organizações estão planejando e dialogando para agrupar os sistemas do aplicativo da Rede com o site do Terra Limpa. A nova ferramenta delivery objetiva facilitar o transporte dos produtos aos   compradores. Além disso, questionado sobre a situação do transporte dos alimentos, Denizaldo afirma que esse não foi afetado pela pandemia e  está sendo realizado com qualidade. 

O professor finaliza dizendo que a recepção dos produtos, administração minuciosa das entrega, o fornecimento de um espaço apropriado para o trabalho, além da geração de maior renda aos funcionários da Cooperativa, são as coisas mais importantes da parceria entre o projeto Terra Limpa e a RECOOPSOL.