Mercado do Pequeno Produtor reabre em Barra do Bugres após fechamento causado pela Covid-19 

Localizado em Barra do Bugres (164km de Cuiabá), o Mercado do Produtor é um espaço onde pequenos produtores comercializam seus alimentos da agricultura familiar. O local, fechado pela pandemia do coronavírus, está realizando sua reabertura de forma gradual. Com apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, foi implantado visando maior apresentação e escoamento dos produtos, expondo suas qualidades e preços acessíveis. Além disso, objetiva a abertura de um espaço maior  de comercialização para os  extrativistas, os quais vendem frutas como caju, tamarindo, jaca, maracujá, limão, lima e côco verde e seco. 

Segundo José Carlos, administrador do mercado, tudo o que se consome é vendido a preços populares. “O produtor tem onde vender e o consumidor onde adquirir, pois a mercadoria não passa por muitas mãos, sai direto do produtor para o consumidor”, afirma. O estabelecimento é muito importante para o comércio local e para a cidade como um todo, pois o capital gerado fica exclusivamente no município, ou seja, não há exportação de divisas para aquisição.

O administrador afirma que a pandemia gerou uma certa estiagem nas vendas de produtos como banana, mamão, mandioca, limão e abóbora. A diminuição do capital de giro foi um dos maiores problemas causados pela paralisação. “A reabertura está sendo lenta, a pandemia desarticulou os trabalhos. Estamos recomeçando”, finaliza.