Aplicativo RECOOPSOL passa por reformulações técnicas e visuais 

Isadora Dias

Passados sete meses do início da pandemia do coronavírus no Brasil, as feiras de comercialização dos produtos da agricultura familiar tiveram de ser interrompidas para evitar situações de contágio pela doença. Dessa forma, para prosseguir com a venda e manter o lucro da melhor forma possível, a Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso – RECOOPSOL, criou um aplicativo que possibilita os consumidores  a realizarem pedidos dos produtos que desejam, os quais serão entregues em suas próprias casas, aos sábados. Os pedidos podem ser feitos até quarta-feira para serem devidamente processados nas quintas e sextas-feiras.

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Recentemente, visando melhorias e facilitação da vida do consumidor, o aplicativo passou por mudanças técnicas e visuais como as dos ícones e das transições de tela. Na tela de início, visando melhorias visuais, houve a implantação de um banner rotativo que traz informações importantes acerca do período de entrega, ponto de retirada de produtos, produções e comercializações. Abaixo dele, objetivando uma maior organização, foram colocados ícones dos diferentes grupos de produtos, separando os do artesanato, laticínios e frutas. Com essa mudança, os compradores podem ir diretamente aos produtos desejados e adicioná-los ao carrinho virtual. 

Para facilitar no momento do pedido, foi criado um novo processo de ordenamento dos produtos, o qual disponibiliza a opção de colocá-los em ordem alfabética. Houveram alterações no carrinho de compra, agora o pedido vem junto aos dados da entrega, podendo ser acessados através de um ícone clicável. Além dessa, houve a efetivação de um novo sistema de tarifação da taxa de entrega. Os preços variam de cinco a vinte reais, dependendo da distância onde a entrega for solicitada. 

Segundo Elmo Batista Faria, professor do Instituto de Computação da UFMT e Coordenador do projeto do aplicativo, a grande revitalização que a reformulação trouxe é a facilitação do cancelamento ou mudança de algum pedido. A nova versão permite o cancelamento ou modificação da compra de forma mais ágil, ações as quais antes eram lentamente feitas por email.