Unidades de referência em Sistemas Agroflorestais apoiadas pela Recoopsol recebem visita para coleta e análise de solo  

A equipe de Transição Agroecológica da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso – RECOOPSOL, visitou as agroflorestas do Assentamento Zé Paz, localizado no município de Acorizal (52km de Cuiabá) e do Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes – CECAPE, em Várzea Grande, para a coleta e análise do solo que visa aumento e melhorias na produção. “A ideia é que todas  as comunidades que têm unidade de referência em Sistemas Agroflorestais possam, junto aos agricultores do CSA, ter coleta e análise de solo”, afirma Rafael Laranja, membro da equipe de Transição Ecológica. 

No Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes – CECAPE, houve o debate com as lideranças para a implantação de um viveiro, a qual está prevista para acontecer no final do mês de setembro. Segundo Rafael, o viveiro será utilizado para abastecer todos os empreendimentos da Economia Solidária apoiados pela RECOOPSOL. 

Com recurso financeiro do Ministério Público do Trabalho – MPT e apoio da Faculdade de Nutrição e Saúde Coletiva da UFMT, o viveiro tem como principal objetivo abastecer os territórios da Baixada Cuiabana e outros como os da Região Sul e Alto Paraguai, localizados  em Tangará da Serra (187km de Cuiabá). O planejamento da obra ainda está em fases iniciais, o mapeamento da área onde será construído o viveiro e a solicitação de compra dos insumos foram ações já realizadas. 

O Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário – CECAPE, tem a gestão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e é unidade de referência em Sistemas Agroflorestais – SAFs. Atende diversos grupos de agricultores, estudantes e pesquisadores de todo o estado de Mato Grosso.  Atualmente, há um grupo de trabalho  de aproximadamente cinco pessoas que estão diretamente ligadas a área da agrofloresta.  No entanto, existem outras atividades paralelas ao trabalho no local, como o cuidado com a limpeza, refeições e criação de galinhas e porcos.