Equipe Recoopsol presta conta e auxilia na capacitação de agricultores da comunidade Agroana

Isadora Dias

Na terça-feira (11), a Equipe Recoopsol visitou as propriedades dos agricultores que fornecem alimentos para composição das cestas dos prossumidores da CSA. As visitas, as quais acontecem mensalmente, têm como principais objetivos a prestação de contas acerca dos alimentos produzidos e do retorno financeiro do contingente comercializado. Além da prestação de contas realizada por Thamara Nayme, uma das co-fundadoras da CSA-Ecofeira, a equipe de Transição Agroecológica coletou amostras do solo dos lotes dos produtores para realização de melhorias. 

Rafael Laranja, membro da equipe de Transição Agroecológica, afirma que o intuito da coleta objetiva uma futura correção do solo para potencializar a produção nas terras das famílias da agricultura familiar. Dessa forma, o produtor poderá ter mais autonomia no manejo de plantas e árvores, além de melhorar a qualidade dos seus produtos, “essas estratégias serão incorporadas ao cotidiano do produtor para trazer benefícios a médio e longo prazo”, enfatiza. 

Além das duas ações citadas, a equipe considera importante utilizar das próprias experiências dos agricultores rurais na geração de  uma maior capacitação a eles, “a ideia é o compartilhamento das experiências próprias dos agricultores do Assentamento, para que outros assentados possam se beneficiar delas e incorporá-las ao dia-dia”, finaliza.