Associação participa de reunião para discutir futuro pós pandemia 

Associação Dando as Mãos participa de reunião com a Cooperativa de piscicultura de Boa Vista e Prefeitura Municipal de Rondonópolis para discussão de questões burocráticas 

Isadora Dias

A reunião tinha como objetivo o debate sobre encaminhamentos de produção, logística de carregamento e transporte de comercialização, além da apresentação da nova planta frigorífica para os participantes. Representantes da Associação Dando as Mãos, apoiada da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso- RECOOPSOL, Cooperativa de piscicultura de Boa Vista, Secretaria Municipal de Agricultura, Cooperativa de crédito Sicredi, veterinários e responsáveis técnicos, estavam presentes na reunião presencial. O encontro ocorreu de maneira segura, respeitando as normas da Organização Mundial da Saúde do uso de máscaras e distanciamento mínimo entre os indivíduos. 

A forma como seria o transporte do pescado, da piscicultura ao frigorífico, foi um dos encaminhamentos que mais geraram debate, “estávamos em um debate para saber se levaríamos o peixe vivo ou morto, se compraríamos um caminhão ou uma máquina de gelo para transporte”, afirma Kássio Gomes Elias, associado da Dando as Mãos. 

Os participantes optaram pela máquina de gelo, que tem capacidade para 3.000kg de gelo por dia e que será suficiente para atender a necessidade dos produtores. O transporte do pescado sob responsabilidade da instituições do projeto e a Prefeitura como fornecedora da refrigeração necessária para que ele seja feito adequadamente, também foram definições do encontro. A Prefeitura também adquiriu um caminhão frigorífico com capacidade para cinco toneladas de pescado, que serve para seu deslocamento até o local de comércio e ficará disponível para a Associação e  Cooperativa. 

A utilização do pescado na merenda escolar também foi discutida, pois os espinhos poderiam gerar riscos às crianças. Os produtores orientaram que a venda apenas do filé de peixe não seria financeiramente vantajosa, dessa maneira, a Associação sugeriu a compra de uma processadora para separação da carne de todos os espinhos. Ela já foi adquirida e instalada para o processamento de todo o contingente e dessa forma viabilizar o fornecimento às escolas em forma de almôndegas de carne de peixe.

Houve o debate sobre os trabalhadores que atuarão no abate e limpeza dos peixes e cada instituição fornecerá sua própria equipe, sendo a Prefeitura a responsável por toda parte técnica da planta. A discussão sobre a guia de trânsito animal, rastreabilidade e investimento destinado ao financiamento da piscicultura também foi realizada. 

Foi selado um acordo com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis através da Secretaria Municipal da Agricultura a disponibilização de uma retroescavadeira, visando aumentar a  capacidade produtiva em 100% através de novos tanques, sendo possível assim o retorno financeiro necessário para manter o funcionamento da planta. A Associação Dando as Mãos responsabilizou-se pela comercialização, sendo a busca de novos mercados para o escoamento uma das principais tarefas da organização.  

Segundo o associado Kássio, a próxima reunião será com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural – SENAR, que terá o intuito de adquirir um aporte teórico maior acerca das condições de produção, além da inserção do departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR no projeto da piscicultura, o qual já está inserido nos projetos do leite e do frango.