Portal do Araguaia se prepara para a Plenária Regional de Economia Solidária

Cristóvão Almeida

Representantes dos empreendimentos do Portal do Araguaia deram início na noite desta terça-feira (23), ao encontro de formação e de preparação para a VI Plenária Regional de Economia Solidária.

Os participantes de Tangará da Serra, Santo Afonso, Porto Estrela e Barra do Bugres tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema “Economia Solidária: autogestão como estratégia de resistência e alternativa à crise do capitalismo na luta pela radicalização da democracia”. A temática despertou diversas manifestações, entre elas, a necessidade de se divulgar para a população os princípios da economia solidária, com intuito de mostrar a cooperação, a autogestão e o desenvolvimento sustentável.

Outro ponto debatido foi a importância de buscar apoios da população, das institucionais e firmar parcerias, de modo especial, com os movimentos que também desempenham atividades orgânicos e agroecológicos na região.

“Não é possível caminhar solitariamente, é preciso união e articulação para somar os esforços em busca de fortalecimento e identidade solidária”, afirmou a participante e integrante dos empreendimentos Dalva Cristina do Nascimento.

As pautas serão debatidas durante a IV Plenária Regional que vai ocorrer na noite de 25 de junho e será transmitido via Google Meet.