Fóruns Territoriais Encerram Atividades de 2019 com Reuniões no Interior de MT

Davi Vittorazzi

Com participação expressiva de representantes de entidades, os Fóruns ocorreram em Barra do Bugres, Chapadas dos Guimarães e Rondonópolis

Dezembro foi um mês cheio para o projeto Fóruns Territoriais. Em três regiões de Mato Grosso tiveram reuniões com a presença de agricultores, artesãos e outras entidades. Na região do Alto Paraguai, na cidade de Barra do Bugres, aconteceu o encontro do Fóruns Territoriais, no dia 8 de dezembro. O evento contou com a presença de representantes de entidades de Porto Estrela, de Tangará da Serra e de Barra do Bugres. 

Cerca de 30 participantes estiveram presente no fórum do Alto Paraguai. Elizabete da Silva, integrante do projeto Fóruns Territoriais, destacou que o encontro foi proveitoso para esclarecer aos participantes sobre o funcionamento da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso. Solene Tricaud, apresentou um panorama das atividades já realizadas pelo Recoopsol em 2019. Dalva Nascimento relatou sobre os fundos solidários. Já Elizabete, discorreu sobre a importância da economia solidária e cooperativismo.

O Fórum ainda teve um espaço para a programação das atividades de 2020.O encerramento do evento aconteceu com a tradicional Feira da Economia Solidária, em uma das principais praças da cidade de Barra dos Bugres. Todos os produtores que participaram do fórum puderam comercializar seus produtos para toda comunidade da Barra. 

No dia 11 de dezembro o Fórum aconteceu na região da Baixada Cuiabana, que contou com 84 participantes. Um grupo de Cuiabá, com cerca de 30 pessoas, se deslocaram até o encontro que aconteceu no PA Quilombo, na cidade de Chapada dos Guimarães.

No encontro foi possível discutir pautas diversas. Houve ainda a exposição do banco de Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) para as entidades. Para celebrar o evento, uma confraternização envolveu os participantes, até mesmo puderam se entreter com um bingo. Além disso, um almoço preparado na comunidade foi disponibilizado no Fórum. 

O Fórum da Região Sul de Mato Grosso aconteceu em Rondonópolis, com a participação de 35 pessoas. O encontro teve a presença de representantes da Pedra Preta, Itiquira e Rondonópolis. A programação seguiu com apresentação do Recoopsol, palestra da agricultura empreendedora e o encerramento com a feira com a participação de artesãos e pequenos agricultores.