Projeto Transição Agroecológica implanta SAFs

Famílias que fazem parte do Recoopsol trabalham com Sistemas Agroflorestais na agricultura

Lariça Luzia

O Sistemas Agroflorestais (SAFs) são sistemas agrícolas que plantam em um mesmo espaço cultivos agrícolas e árvores. As árvores utilizadas podem ser nativas do bioma ou região (local) onde os SAFs serão implantados, mas também podem ser espécies vindas de fora (exóticas), desde que sejam adaptadas ao local. As plantas se misturam em um mesmo local, com espécies frutíferas, hortaliças e plantas das florestas, juntando várias espécies para que assim se interação que ocorrem com as várias espécies possam dar um resultado positivo para o agricultor.

            Neste ano, o projeto Transição Agroecológica, ligado ao Recoopsol, realizou diversas atividades para fazer o levantamento do que foi plantado pelos agricultores do projeto e o índice de pegamento das mudas, pois depois que passa o período seco, algumas plantas, não tem um bom pegamento ou não sobreviva.

Segundo coordenador do Projeto da Transição Agroecológica, Henderson Nobre, as plantações tiveram um resultado positivo. “O índice [de planta que não pegou] que vimos a campo foi bem pequeno e está tudo dentro do normal”, destacou.

O SAF, diferente do que muitos pensam não trabalha somente com plantações de médio e longo prazo, mas, como a área plantada trabalha segurança alimentar das famílias, deixamos a função de plantar espécies de ciclos mais curtos para alimentação das famílias. Diante disso, está sendo feito o acompanhamento de que tipo de intervenções eles fizeram, o que plantaram, para fazer um mapa real do que tem plantado e o que precisa ser complementado agora no período chuvoso.

“A atividade é relativamente simples, mas, envolve o conhecimento das espécies. Então, esse trabalho vem sendo feito juntamente com as famílias, pois, eles são detentores de muita informação que as vezes não conseguimos identificar a campo e eles conseguem. Então [o trabalho], vem sendo feito de forma participativa com as famílias”, afirma o coordenador.

O levantamento está sendo feito pelos estagiários do projeto, depois disso, eles montam um mapa do que já tem plantado e montar as intervenções para o período da chuva deste ano. Para janeiro está sendo preparado alguns mutirões para o manejo e adubação verde e incorporação de outras espécies necessárias para o sistema agrícola dos locais.