Educomunicação como diretriz da Economia Solidária

Rede de Economia Solidária da UFMT realiza cobertura de comunicação e ações educativas com empreendimentos da Agricultura Familiar e artesãos em Mato Grosso

Davi Vittorazzi

Entre os diversos projetos participantes da Rede de Economia Solidária de Mato Grosso (Recoopsol), está o Grupo de Comunicação do formado por professores e alunos do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (COS/UFMT). O trabalho desenvolvido pela unidade é voltado para a sistematização e divulgação de informações, ações e atividades relacionadas à economia solidária junto à empreendimentos da Agricultura Familiar e Artesãos do Estado.

O trabalho da Comunicação começou com a implementação do site do Recoopsol, reunindo de forma didática e objetiva informações de todos os projetos que integram a Rede. Também realiza a cobertura jornalística das atividades realizadas pelos projetos associados, incluindo os empreendimentos atendidos. A visibilidade vai além dos membros do programa de extensão e hoje chega à mídia local do Estado em casos como o“Segundo Encontro Estadual do Recoopsol” e a “Ecofeira na UFMT com a comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar”.

Entre as próximas ações, está a aplicação de diretrizes da Educomunicação e a importância para o fortalecimento de cada cooperativa. O objetivo é cultivar os princípios da economia solidária e realizar experiências de discussão e capacitação sobre o uso das mídias pelos próprios cooperados, a fim de melhorar e ampliar a visibilidade de cada empreendimento da economia solidária.

Serão realizadas oficinas, capacitações, cursos e palestras nos polos de diferentes cooperativas de Mato Grosso, começando em cidades como Tangará da Serra e Rondonópolis. Democratizar o acesso à comunicação, possibilitar a integração de comunidades historicamente afastadas dos centros tecnológicos, ampliar a visibilidade de empreendimentos sociais de viés solidário são elementos essenciais que mobiliza o grupo de Comunicação da UFMT a participarem da Rede de Economia Solidária de Mato Grosso.