Recoopsol prepara aplicativo para facilitar a comercialização de Produtos

Aplicativo terá teste com a Ecofeira e será ampliado para produtos processados na agricultura familiar e artesanatos

Lariça Luzia

O Projeto E-Commerce do Instituto de Computação da UFMT, vinculado ao programa Recoopsol está no processo de criação de um aplicativo para a comercialização de produtos das cooperativas e comunidades que fazem parte da Rede de Economia Solidária. Um dos projeto-s que será beneficiado pelo novo App é a EcoFeira que hoje oferece seus produtos toda sexta-feira no portão 1 da UFMT.

Atualmente, os clientes precisam se deslocar até a feira para escolher os produtos. O objetivo é facilitar o processo de comercialização e oferecer uma base de produtos que atenda tanto quem procura, como o produtor que passa a ter um planejamento do que será comercializado, facilitando a logística e a estrutura local.

“Hoje temos um conhecimento que a venda do produto depende muito do produtor. Ele tem que fazer toda logística, além de plantar e colher dentro de sua possibilidade”, afirma o professor da UFMT e responsável pelo projeto, Elmo Faria.

Com o aplicativo, o produtor terá a quantidade certa de vendas e o consumidor poderá reservar seu produto antecipadamente. Algo que melhora a relação e logística para ambos os lados, tanto do produtor quanto do consumidor. O teste do aplicativo será realizado na Ecofeira. Após a sua implantação definitivadeverá ser oferecido para comercialização de outros produtores que integram o Recoopsol, como cooperativas de artesãos e artesãs, além de comunidades em diferentes regiões do Estado.