Recoopsol participa de Audiência Pública para debater incentivos à agricultura familiar

Lariça Souza

A equipe do Recoopsol participou de audiência pública sobre os incentivos à agricultura familiar em Cuiabá, na última segunda-feira (21), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal.  Além de apresentar o projeto Fóruns Territoriais (FTSAN), os debates envolveram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Os produtores da agricultura familiar querem uma parceria coma as escolas para vender seus produtos orgânicos e de qualidade para a merenda escolar e garantir uma alimentação saudável para as crianças.

“Nós falamos da importância dos grupos produtivos serem autogestionários, por isso que apoiamos o espaço de ideação de entidades públicas para colocar em pauta a agricultura familiar e suas reivindicações”, destacou a professora Elizabete Silva. 

A secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cuiabá, Débora Vilar explicou que o objetivo do Executivo Municipal é avançar para além dos 30% que a legislação exige como oferta mínima de produtos da agricultura familiar na composição da merenda escolar. 

Como alternativa para atingir essa meta, ela destacou a importância de melhorar a infraestrutura tanto para aumento da produção, quanto para escoar os produtos. Mas que isso tenha o alcance desejado, o produtor precisará estar ligado a uma associação ou cooperativa.

Participaram do FTSAN na Audiência Pública, as professoras Elizabete Silva e Nelly Tocantis.