Ecofeira vende produtos orgânicos da agricultura familiar na UFMT

Lariça Souza

Além de oferecer produtos de qualidade, a Ecofeira gera renda para as famílias do baixada cuiabana

O EcoFeira acontece toda sexta-feira a partir das 17h, no portão 1, na Universidade Federal de Mato grosso, próximo ao Shopping Três Américas com a comercialização de verduras, legumes e frutas orgânicas que são produzidos pelos agricultores familiares de Poconé. Atualmente, a feira conta com 12 famílias diretamente e outras 30 que são as chamadas produtoras de fundo de quintal.  Elas não usam nenhum tipo de agrotóxico em seus produtos e contam com o auxílio de estudantes da UFMT na organização e planejamento.

Segundo o e coordenador do projeto, Alexandre Ribeiro, a qualidade na alimentação e a geração de renda são os objetivos do projeto. “A Ecofeira surgiu pela necessidade de geração renda para a agricultura familiar da baixada cuiabana, pois hoje,  a alimentação que vem para mesa, vem de outros países e estados com um preço baixo, que faz que os agricultores daqui não tenham como competir com o preço do mercado”, destaca.  

A Ecofeira tem como base a economia solidária visando o bem comum do consumidor e dos produtores. Os agricultores têm uma geração de renda e os consumidores levam um produto orgânico de qualidade para mesa de sua casa. Para além da feira realizada no portão 1 da UFMT, o projeto ainda desenvolve modalidades de e-commerce e a possibilidade de um aplicativo para comercialização dos produtos via internet. 

Serviço:
Ecofeira
Sexta-Feira, 25 de outubro
17h
Portão 1, UFMT