Projeto Transição Agroecológica realiza trabalho de campo no Assentamento Quilombo

Integrante do Programa Recoopsol da Universidade Federal de Mato Grosso, o Projeto de Transição Agroecológica realizou um trabalho de campo junto aos agricultores no Assentamento Quilombo, em Chapada dos Guimarães. A ação que aconteceu entre 26 e 30 de outubro mapeou e identificou as espécies agrícolas e florestais, bem como a instalação da irrigação na Unidade Referência em Sistema Agroflorestal (SAF) da comunidade.

O objetivo do projeto como um todo é desenvolver e consolidar conhecimentos, princípios e técnicas em Sistemas Agroflorestais agroecológicos, com centralidade na agricultura familiar do Território da Baixada Cuiabana, promovendo-os como tecnologia estratégica para o Desenvolvimento Sustentável do Território. Para isso, este projeto utilizará a estratégia metodológica da Pesquisa Ação Participante e instrumentos metodológicos participativos na construção de Unidades de Referência em Sistemas Agroflorestais. 

Espera-se com esta proposta reaplicar e aperfeiçoar esta tecnologia social nas condições do Território da Baixada Cuiabana, para que esta seja irradiada para outras comunidades em função de seu grande potencial de geração de renda, garantindo a segurança alimentar e conservando os recursos naturais.