Recoopsol se reúne para ampliar diálogo entre projetos

Davi Vittorazzi

O fortalecimento do diálogo e da identidade da Economia Solidária foram objetivos da reunião entre projetos que compõem o Programa Rede de Economia Solidária de Mato Grosso (Recoopsol) que aconteceu na manhã do sábado (19), na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (FANUT/UFMT).

A reunião passou por diversas fases. No primeiro momento foram mapeados os projetos envolvidos, as unidades e os integrantes, de estagiários e professores. Logo após, foram feitas apresentações de cada integrante, falando de si e das atividades desenvolvidas em cada projeto. 

Em outra etapa, os participantes foram separados em grupos para discutir e alinhar conceitos e valores do programa, para no fim apresentar entre todos fundamentos comuns da Economia Solidária.

Oscar Zalla, coordenador geral do Recoopsol e professor da FANUT, descreve o momento como muito integrativo, principalmente pessoas pessoas se reconhecerem no programa. “O principal objetivo da reunião foi o diálogo entre os projetos e o reconhecimento de seus princípios e valores” comentou.

Para Géssyka Damasceno, discente de Agronomia, que é estagiária do projeto de Transição Agroecológica da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ), as dinâmicas foram bem interessantes. “Uma interação entre as pessoas e possibilitou criar laços de maior amizade entre os membros do Recoopsol”, destacou.