Recoopsol faz visita à farinheira Zumbi dos Palmares

A farinha produzida no local é enviada para algumas escolas e comércios

Nesta primeira semana de Outubro, a equipe do Recoopsol fez uma visita a algumas cooperativas e associações do projeto. Começou no distrito de Jaciara,  com a Farinheira Zumbi dos Palmares, onde é produzido a farinha de mandioca usando as práticas da Economia Solidária.

A farinheira começou no ano de 2013, com moradores no distrito e associadas ao Projeto Dando as Mãos. Lá é produzida a farinha enviada para algumas escolas e comércios. Essa é a única fonte de renda para algumas famílias que não conseguem um trabalho fixo por ter que cuidar de filhos e pessoas doentes em casa.

“A importância da farinheira para essas famílias é ter uma vida melhor e para que eles conseguissem serem donos do próprio negócio, por que aqui não tem patrão,  eles são os donos. Aqui cada um faz sua tarefa e ninguém precisa mandar em ninguém”, destaca a associada, Maria Aparecida da Silva.

A associação vem enfrentando algumas dificuldades, como a falta de capital de giro pela baixa margem de lucro. Atualmente, a mandioca é comprada, o que gera um gasto a mais. Isso acontece pela falta de mão de obra, já que as pessoas que trabalham não têm condições de plantar a mandioca ao mesmo tempo. Outra dificuldade é conseguir colocar no mercado a farinha.

Para associada Célia vilela,  que está há seis anos trabalhando na farinheira, o trabalho ajuda a melhorar a renda familiar. A única dificuldade que ela relata é ter um comprador fixo.

Muitos integrantes sentem a mesma dificuldade, pois, se conseguirem um compradores fixos,  eles poderão aumentar a produtividade e entregar mensalmente nestes lugares. Eles têm consciência que a qualidade da produção é diferenciada, porque a mandioca é escolhida e descascada para que não se misture farinha e sujeira da casca.