Recoopsol visita a Associação Poguba de Artesãos de Rondonópolis

Lariça Souza

Visita no dia 2 de outubro reuniu artesãos e artesãs que debateram a divulgação dos produtos

Representantes do Recoopsol visitaram a Associação Poguba de Artesãos de Rondonópolis. Grande parte dos artesanatos são feitos por mulheres que complementam a renda familiar com a venda  desses produtos.

De forma ambientalmente consciente, as artesãs decoram garrafas que iriam ser descartadas e fazem a reutilização delas, como objeto decorativo. Sementes e caroços de frutas também são utilizadas para criar formas criativas de passarinhos de biscuit que representem a fauna e a flora brasileira.

Dirce Pereira Velina, vice-presidente da associação conta importância para ela manter ações conjuntas. “Para mim é um orgulho, pois eu sou a única fundadora que existe atualmente”, destaca. Elas conseguiram uma loja e fizeram uma parceria com a Prefeitura, em relação ao aluguel, que tem o valor abatido com a realização de cursos. 

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela falta de divulgação dos produtos, a feira na UFMT de Rondonópolis tem sido uma saída para a comercialização. Segundo a tesoureira da Associação, Jaira Dias de Oliveira, atualmente fazem parte do grupo 40 pessoas.