RECOOPSOL realiza atividade com agricultores familiares em Assentamento Agroana Girau 

Isadora Dias

Localizado no município de Poconé (104km de Cuiabá),  o Assentamento Agroana Girau recebeu a equipe da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso – RECOOPSOL para um dia repleto de atividades relacionadas à produção e ao plantio da agricultura familiar. Agricultores, técnicos, professores e estudantes marcaram presença na reunião que objetivava a apresentação de organizações como Organismo de Controle Social – OCS e Comunidade Sustenta a Agricultura – CSA, além da exposição das análises de solo das propriedades dos agricultores e debate sobre a implantação de uma estufa para processamento dos alimentos no local.

Além do mais, a equipe da RECOOPSOL realizou um calendário agrícola com os produtores e trouxe a necessidade da instalação de energia solar e sistema elétrico no Assentamento. O agendamento de um dia para aprofundamento dos conceitos da economia solidária e planejamento de uma oficina sobre adubos alternativos como a compostagem, biofertilizante e inseticida natural, também foram atividades realizadas.

“Os adubos alternativos contribuem para a autonomia do agricultor familiar, para que ele possa produzir seus próprios insumos de produção”, afirma Daiane Oliveira, engenheira florestal e técnica da RECOOPSOL. As atividades nos Assentamentos visam trazer conhecimento e autonomia aos produtores da agricultura familiar.