Recoopsol realiza implantação de nova agrofloresta no Assentamento Egídio Brunetto

Isadora Dias

A Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso – RECOOPSOL realizou, nos dias 26 e 27 de novembro, a implantação de um novo sistema agroflorestal no Assentamento Agroecológico Egídio Brunetto, localizado no município de Juscimeira (139km de Cuiabá). Além da implantação do novo SAF na região, a equipe de Transição Agroecológica realizou uma oficina para expor os conceitos acerca da agroecologia, tipos de sistemas agroflorestais, arranjos e de quais formas os agricultores podem implantar SAFs em suas propriedades. 

No segundo dia, acompanhados da equipe técnica do projeto, os produtores realizaram uma atividade prática que consistia na apresentação do desenho e planejamento de uma agrofloresta, na qual cada grupo apresentaria explicando o arranjo e o objetivo dela. Depois disso, um SAF foi implantado na área do Assentamento com mais de 150 mudas de espécies nativas e frutíferas, cedidas pela equipe da RECOOPSOL.

Os produtores, visando o melhor uso do tempo,  formaram-se em duplas para a distribuição das plantas em seus berços. Após a adubação da terra, todos partiram para o trabalho de plantio. Para finalizar o dia, a equipe promoveu uma conversa com os agricultores para obtenção de suas opiniões sobre a atividade, o que poderia ser mudado, o que gostaram mais, entre outros questionamentos. “Todos avaliaram como muito boa a prática, pois puderam entender um pouco mais sobre os sistemas agroflorestais e de como planejar seus próprios”, afirma Francisco Sérgio Neres da Silva, integrante da RECOOPSOL.

A continuação das ações em mutirão foi um dos principais encaminhamentos da atividade, pois os participantes reconheceram a necessidade e  importância do trabalho feito no coletivo.