Produtora de bananas chip em Poconé enfrenta dificuldades financeiras durante a pandemia da Covid-19 

Isadora Dias

A pandemia do coronavírus trouxe impactos financeiros a vários setores da economia, entre eles o dos empreendimentos da agricultura familiar. Banana da Terra, empreendimento de bananas chip da Associação dos produtores rurais, localizado na Comunidade Rural Barreirinho em Poconé (133 km de Cuiabá), obteve quedas expressivas na produção e comercialização do produto. Iniciada em 2010, a organização nasceu da união e da aspiração comum de pessoas para terem suas rendas únicas.  Atualmente, quatro mulheres são responsáveis pela mão de obra produtiva, enquanto os homens atuam na colheita e no cascar das bananas. Contam também com o apoio das 25 famílias que habitam a Comunidade.

O dia começa cedo para os produtores, às quatro da madrugada já estão iniciando o manejo da banana para a finalização às 16h.  Realizam o processamento das bananas durante toda semana e selecionam um dia para entrega em mercados e lanchonetes dos núcleos urbanos. No entanto, a pandemia trouxe dificuldades para a realização do transporte. Albertina de Almeida, presidente da Associação, afirma que estão sofrendo duramente os impactos negativos do momento atual, “as vendas têm caído bastante, estamos dependendo do auxílio emergencial do governo e das aposentadorias”, salienta.

Além dos problemas de produção e transporte, a presidente afirma que as vendas são afetadas pela má situação dos sinais de telefone e internet na área rural, visto que a maioria das pessoas fazem os pedidos através dessas ferramentas. “Cerca de um mês descobri um lugarzinho aqui em casa que capta o sinal 3G, demora para enviar mensagens, mas já consegui baixar o Whatsapp e é já é uma outra opção de contato”, relembra. 

Sobre a produção diária e semanal, Albertina afirma que havia a produção diária de 20 a 25 fardos de 20 embalagens contendo 50 gramas de banana e que a demanda e rotina do trabalho determinam o contingente semanal. No entanto, a pandemia trouxe o fechamento do comércio urbano, gerando a diminuição para dez fardos semanais. Questionada sobre um futuro pós-pandemia, a produtora finaliza dizendo que deseja uma boa expansão comercial e produtiva,  além da antiga e conhecida normalidade que vivíamos.

Histórico da Associação
 
A Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade do Barreirinho, localizada na Rodovia Coenge no município de Poconé (133km de Cuiabá), trabalha com a produção de banana chip desde 1996, quando as famílias resolveram montar uma Associação para o trabalho coletivo.

A iniciativa foi concretizada com a fundação em 08 de dezembro de 1997 e com a Lei n. 1243/2001, a qual conferiu a Associação o título de Instituição de Utilidade Pública Municipal. Ao todo, conta com 25 famílias, nas quais são 54 homens, 36 mulheres, 34 jovens e 20 crianças. Para iniciar as atividades, a Associação foi contemplada, em 2007, com recursos financeiros da Fundação Banco do Brasil. O recurso serviu para construir a área para o beneficiamento da banana da terra frita, lavagem do produto, embalagem, aquisição de rede de energia e perfuração de poço artesiano. 

Recentemente, a Associação foi contemplada com uma emenda parlamentar para adquirir equipamentos industriais e, em 2020, a Associação conseguiu a liberação de Alvará e selo da vigilância sanitária para o funcionamento.