Associações da agricultura familiar realizam doações de alimentos durante a pandemia da Covid-19

Doação de alimentos pelo Assentamento Egídio Brunetto faz parte de campanha nacional em prol da solidariedade e amor ao próximo

Isadora Dias

A pandemia do coronavírus tem afetado vários setores da sociedade, sendo um deles a venda de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Mesmo com a interrupção das atividades das feiras e a entrega dos produtos, a ação visa assegurar que as pessoas tenham acesso a uma alimentação saudável, peça fundamental na criação de um sistema imunológico forte, que é indispensável nesse momento de quarentena.  

Dalete Soares de Souza, agricultora e moradora do Assentamento Egídio Brunetto no município de Juscimeira (160 km de Cuiabá), afirma que o trabalho dos agricultores é contínuo durante o isolamento social. Pra ela, a principal mudança foi a ação solidária de doação dos alimentos para os assentados e outras pessoas em uma campanha nacional. Para que isso fosse possível, o plantio de mandioca foi feito em dobro. 

Com a paralisação das feiras e entregas, a vendas estão sendo realizadas apenas quando procuram a unidade física, sendo a única forma de fornecimento dos alimentos. Para isso, a venda para amigos que apoiam a agricultura familiar camponesa e a propaganda online estão sendo as principais estratégias para o prosseguimento das atividades.

Dalete teme uma crise de alta no preço dos alimentos no futuro e deseja assegurar que todos tenham acesso a uma alimentação de qualidade, livre de agrotóxicos e outras substâncias. Além disso, ela quer garantir que os moradores dos Assentamentos possam se alimentar e viver dignamente. 

A agricultora familiar diz que sente falta do convívio familiar, das reuniões com os companheiros e das noites culturais, nas quais se divertia com conversas e debates discutindo conjunturas. No entanto, Dalete enfatiza que o que a mantém forte nesse dias de isolamento, é poder ser solidária e viver dignamente onde consiga manter a produção de alimentos, além de plantar e colher esperança para os que necessitam. “O que nos dá esperança é o pensamento que dias melhores virão”, declara.