Recoopsol e Agricultores se mobilizam para garantir comercialização

Petição coletiva à Secretaria do Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT) busca utilizar a Central da Agricultura Familiar

Davi Vittorazzi

A Rede de Economia Solidária de Mato Grosso (Recoopsol) participou de uma reunião na Secretaria do Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT) que visa a solicitação para o uso emergencial da Central de Comercialização da Agricultura Familiar “José Carlos Guimarães” (CCAF) pelos agricultores. O encontro aconteceu no último dia 16.

A Pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19) afetou todos os setores da sociedade, inclusive da agricultura familiar. Neste segmento, as principais dificultadas foram na organização do transporte e entrega da produção dos agricultores familiares da Baixada Cuiabana.

Por esse motivo, os produtores começaram a se mobilizar para buscar alternativas que garantissem condições básicas de funcionamento. Para os agricultores, a Central de Comercialização é importante porque tem câmaras frias para conservação dos produtos, possibilita melhor organização dos alimentos, assim como condições sanitárias adequadas. 

Em um ato coletivo, entre representantes do Fórum Territorial da Baixada Cuiabana pelo Recoopsol, da CooperNossaSenhora, Coorimbata, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), buscaram a utilização da Central de Comercialização por meio de uma reunião na Seaf, na qual participou o Secretário Adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Carlos de Arruda. 

Também participaram da reunião os assessores dos Deputados Estaduais Valdir Barranco (PT) e Claudinei de Souza (PSL), Deputado Valmir Moretto (PRB) e da Deputada Federal, Rosa Neide (PT). Logo depois, prestaram apoio à petição os Deputados Estaduais Eduardo Botelho (DEM) e Ludio Cabral (PT).

O secretário assumiu o compromisso de dar encaminhamento na demanda apresentada e pedir o parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) com urgência para atender a solicitação. 

Outros dois argumentos para a utilização do espaço são devidos à suspensão do atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pela Central de Comercialização estar sem atividades no momento atual.