Equipe de Comunicação da Recoopsol prossegue com atividades durante a quarentena

Projetos continuam suas atividades para que as organizações  mantenham seu funcionamento

Isadora Dias

Apesar do isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a equipe de Comunicação da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (RECOOPSOL) prossegue com suas atividades de produção de reportagens e Assessoria aos empreendimentos. Com a interrupção das atividades de campo, as entrevistas e reuniões de equipe estão sendo realizadas por meio de chamadas de vídeo e conversas textuais e através de ferramentas como o Zoom,  Google Meet e WhatsApp. 

Ao todo, foram  realizadas quatro reportagens abordando diferentes temas. As duas primeiras foram relacionadas as atividades realizadas no Fórum Territorial da Economia Solidária, ocorrido no dia 15 de março, na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), cerca de 200km de Cuiabá. Promovido pela Recoopsol, o Fórum reuniu em uma tarde recheada de bolos, frutas e café, mais de 40 indivíduos de diferentes cidades do sul de Mato Grosso. O encontro centrava seu objetivo no fornecimento de oficinas para maior capacitação dos empreendimentos, apresentação do calendário 2020 e uma conversa para tratar sobre a construção do Sistema Agroflorestal na cidade de Juscimeira, cerca de 156 km da capital. 

Fórum Territorial da Economia Solidária, ocorrido no dia 15 de março, na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

A terceira reportagem produzida foi sobre o primeiro mutirão de Agricultura Urbana, ocorrido no dia 17 de março, no Bairro Planalto, região leste de Cuiabá. Promovido pelo Projeto Transição Agroecológica, o evento tinha como principal finalidade a higienização do local onde seria construído um sistema agroflorestal e conversa para planejamento e conscientização do uso correto da área. 

Mutirão de Agricultura Urbana no Bairro Planalto

Além do mais, perante a adoção de novas medidas de prevenção contra o novo coronavírus, a Recoopsol preocupou-se em trazer matérias relacionadas ao incentivo de uma alimentação segura e saudável, que visa o fortalecimento do sistema imunológico, algo indispensável neste período de isolamento social. Com a reportagem sobre as diferenças entre produtos orgânicos e agroecológicos, a importância de uma alimentação mais natural possível foi destacada. Para isso, o Escritório de Negócios da Agricultura Familiar do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA) se esforça para manter a rota de comercialização e entrega de produtos orgânicos da agroecologia.

Escritório de Negócios da Agricultura Familiar do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA) se esforça para manter a rota de comercialização e entrega de produtos orgânicos da agroecologia na casa dos clientes.

Na última reportagem realizada, com temática semelhante, o professor e microbiologista Eduardo Figueiredo fornece dicas de como manusear e limpar corretamente os alimentos durante a quarentena, além de tratar sobre a necessidade de uma dieta equilibrada de antioxidantes e vitaminas, pois caso haja contágio, o corpo com um sistema imune fortificado, consiga combater o vírus com mais eficiência. 

Oscar Zalla Sampaio, coordenador geral da Rede de Economia Solidária de Mato Grosso (Recoopsol), afirma que os projetos estão prosseguindo com suas atividades da maneira como podem, através de reuniões virtuais para levantamento de dados sobre as demandas das organizações. 

O coordenador afirma que a permanência do funcionamento é necessário para que os empreendimentos continuem gerando trabalho e renda. “A gente segue atuando e respeitando as possibilidades de cada um, mas muito atento como Universidade pública podendo atender as demandas desse público, do qual interagimos e trabalhamos em conjunto”, finaliza.