Projeto Transição Agroecológica aplica oficina em Santo Antônio do Leverger

Davi Vittorazzi

Os produtores da região de Santo Antônio do Leverger puderam aprenderam na prática sobre o Sistema Agroflorestal. A oficina foi ministrada pelos integrantes do projeto Transição Agroecológica que compõe o Recoopsol, durante o dia 28 de janeiro. 12 pessoas participaram da oficina.     

A primeira etapa da oficina é uma abordagem que apresenta como teve início do SAFs em uma propriedade, em Leverger foi no campo da família do sr. Luiz de Lima e sra. Valdete de Lima, moradores locais. O proprietário compartilhou sua experiência com o sistema agroflorestal. Outros participantes também relataram sobre suas experiências de campo.  

Na sequência foi feita uma apresentação dos SAFs em atividades práticas, como a seleção de mudas, abertura de berço, adubação de berço e poda. Em cada atividade foi feita uma reflexão e avaliação sobre as ações realizadas em campo. Os participantes puderam compreender como funciona a dinâmica da agrofloresta, aplicando na prática, por exemplo, a reutilização da biomassa feita na poda para adubação.  

Daiane Oliveira, Engenheira Florestal, conta que o encontro proporcionou muita aprendizagem prática sobre o sistema agroflorestal para todos os integrantes. 

Os Sistemas Agroflorestais são apontados por pesquisadores como uma boa alternativa frente aos sistemas convencionais. Os SAFs melhoram as condições do uso agrícola. Para os agricultores familiares esse sistema é uma alternativa viável por possibilitar o desenvolvimento rural de modo integrado e sustentável.