2° Encontro da Rede de Economia Solidária foi realizado em VG

Encontro ofereceu capacitação aos produtores e promoveu a Feira da Economia Solidária

Encontro do Recoopsol reúne produtores de MT / Foto: Yesa Maria

Por: Davi Vittorazzi

O 2° Encontro da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol) reuniu empreendimentos da Economia Solidária  (EES) de diferentes partes do estado de Mato Grosso. O evento ocorreu durante os dias 6, 7 e 8 de setembro, no Centro de Treinamento e Estudos Sindical Rural (CENTRESIR)  de Várzea Grande.

A programação  do Encontro contou com a recepção dos participantes e apresentação Cultural com grupo de Siriri e Cururu. Houve também a realização da Feira da Economia Solidária durante o início da noite da sexta (6). No sábado  (7) o foco do evento foi nas capacitações com atividades em grupos e discussões sobre os empreendimentos, visando a melhoria em cada processo da cadeia produtiva foram pautadas nos trabalhos. Também no início da noite do sábado houve a segunda Feira da Economia Solidária.

Ainda no sábado houve a apresentação do aplicativo e do site do Recoopsol. Nestas ferramentas pretende-se implantar a plataforma de e-commerce, os quais produtores e consumidores poderão realizar a comercialização  de produtos virtualmente. Para o professor Elmo de Faria do Instituto de Computação da UFMT, que também trabalhou no desenvolvimento das plataformas, o objetivo é ampliar a visibilidade dos produtos. “Esta é um oportunidade importante dos produtores colocarem seus produtos em uma vitrine, fazendo com que alcance cada vez mais pessoas”, destacou.

Dirce Pereira participou durante os três dias do evento. Ela veio de Rondonópolis (MT) com produtos como crochês, guardanapos e pequenos artesanato de pássaros, materiais estes, que são sua única fonte de renda. “Minha sobrevivência e minha arte”, comentou. Esta foi a primeira participação no Encontro no Recoopsol, porém  contou que já conhece boa parte dos participantes.

No Encontro participaram pequenos produtores de produtos orgânico, prestadores de serviços e artesãos. Os participantes vieram de Tangara da Serra, Rondonópolis e da Baixada Cuiabana, totalizando 60 empreendimentos. Além  disso, o Recoopsol ofereceu alimentação e hospedagem gratuita aos convidados.

A realização do 2° Encontro do Recoopsol foi promovido pelo Programa Recoopsol da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve parceria com o Programa de Educação do Cooperativismo de Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECSOL) da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). E ainda com o apoio de estudantes do IFMT – campus Várzea  Grande.