Recoopsol capacita Líderes da comunidade rural por meio do Projeto Germinar

Sustentabilidade se faz com liderança. É o que propõe o projeto “Germinar – Curso de Formação de Lideranças Facilitadoras” ligado ao Programa Rede de Cooperação Solidária (Recoopsol) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  O projeto Germinar tem como objetivo promover a qualificação profissional e formar líderes facilitadores para o desenvolvimento integrado, orgânico e sustentável das pessoas, organizações e ambiente social.  A contextualização gira em torno da educação não formal em direitos humanos, segundo a definição do Plano Nacional de Educação de Direitos Humanos (PNEDH).

O trabalho do Germinar desenvolve habilidades sociais, como observar, ouvir e questionar. Dentro dessas três bases o projeto promove a sensibilização e formação de consciência crítica; favorece a mobilização e organização de processos e participação em defesa dos direitos humanos; forma lideranças sociais para exercício da cidadania; oferece recursos para a leitura crítica da vivência pessoal e social para identificar aspectos para a transformação da sociedade.

O facilitador  dentro desse subprojeto tem um papel muito importante, pois, é ele que vai conduzir, de maneira tranquila e confiante, o cliente a buscar a solução de problemas que está acontecendo no empreendimento. O facilitador também é responsável por manter a harmonia, planejar, coordenar e estar atento às necessidades dos clientes e da equipe,  para que assim consiga organizar o projeto.