Programa Recoopsol trabalha para melhoria no desempenho da Ecofeira

O projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Ecofeira realiza semanalmente a comercialização de produtos orgânicos da Agricultura Familiar, oriundos da baixada cuiabana. Tudo isso visa geração da renda e a sustentabilidade socioambiental e socioeconômica na região.

Além de organizar o espaço físico da Ecofeira, o projeto busca o fortalecimento do marketing digital, a fim de estabelecer o comércio dos produtos virtualmente, o chamado e-commerce. A proposta pretende adequar a produção e a comercialização para atender às demandas do produtor e de quem consome na feira.

Ecofeira reúne produtores de orgânicos Foto: Ecofeira/Dualys Francisco

O estudante de Economia da UFMT, Dualys Francisco destaca a importância da Ecofeira na vida dos produtores. “A renda sustentável condiz não apenas com o fator econômico e financeiro, mas com as questões sociais, culturais e ambientais, onde vivem e produzem os agricultores. Geram-se produtos alimentícios naturais que beneficiam tantos produtores quanto consumidores”, comentou.

O estudo realizado pelo projeto identificou que a principal dificuldade dos produtores era pré-armazenar verduras, legumes, artesanatos ou compotas na área urbana e depois distribuir. Através disso, o projeto antecipa tanto o transporte como o armazenamento de produtos com menor resistência a altas temperaturas, possibilitando a minimizar os custos e aumentar a oferta.

O projeto “Planejamento, logística e comercialização: a Ecofeira na UFMT e seu processo de extensão 2019” está vinculado ao programa Rede de Cooperação Solidária (RECOOPSOL), projeto que agrupa cerca de 10 projetos que contribui com pequenos produtores em Cuiabá e no interior de Mato Grosso.