Caravana Agroecológica passa por Cuiabá

Por: Davi Vittorazzi

A 2ª Edição da Caravana Agroecológica e Cultural do Centro Oeste chegou nesta segunda-feira (19), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. O tema deste ano é “Em Defesa do Cerrado”, com debates sobre  a resistência e luta para a preservação do bioma.

De acordo com os organizadores do evento, as Caravanas Territoriais tiveram início em maio de 2013 na Zona da Mata Mineira. Um ano antes do III ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, diversas Caravanas percorreram o país, do Rio Grande do Sul ao Pará e do Rio Grande do Norte ao Mato Grosso, perfazendo trajetos nas quatro direções e abrangendo uma rica e complexa diversidade de experiências agroecológicas. Nessa caminhada, as Caravanas evidenciaram conquistas, disputas e desafios colocados à agroecologia nos diversos territórios.

A Caravana é organizada pela Rede de Agroecologia do Centro-Oeste, com parceria com outras 8 Instituições do estado de Mato Grosso, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).  Há ainda, instituições de Brasília, Goiás e Mato Grosso do Sul, são eles o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Caravana do Centro-Oeste é composta por rotas pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e encerrará em Goiás.

Para acompanhar mais informações sobre a Caravana, é possível as redes sociais. Pelo Facebook <https://www.facebook.com/AgroecologiaCentroOeste/> e no Instagram <https://www.instagram.com/caravanaagroeco/?hl=pt-br>.