Equipe da RECOOPSOL realiza sistematizações em agroflorestas de cinco comunidades no Mato Grosso

Isadora Dias

O projeto de Transição Agroecológica da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso – RECOOPSOL realizou, durante todo o mês de dezembro, sistematizações das agroflorestas de comunidades em todo o estado, visando o fornecimento de auxílio e uma melhor estruturação do plantio aos agricultores. Ao todo, cinco comunidades foram visitadas: Agroana, Centro de Informação e Pesquisa Olga Benário – CECAPE, Serragem, Agrovila das Palmeiras e Comunidade P. A. Quilombo.

Segundo Géssyka Tavares, estagiária do projeto de Transição Agroecológica da RECOOPSOL, as sistematizações são processos que objetivam a identificação de metro em metro das plantas nos perímetros dos SAFs, além da remoção das indesejáveis e coleta de dados acerca do plantio em cada área. Todas as informações são digitalizadas em documento para um diagnóstico mais padronizado e organizado.

A equipe, composta pelos estagiários Géssyka Tavares, Felipe dos Santos e Marcelo de Melo, trabalharam em conjunto aos agricultores e se organizaram em dupla para realizarem o trabalho. Neste momento, os estagiários conversaram com os agricultores para ouvirem suas demandas e dificuldades, para assim ajudá-los da melhor forma possível. “A sistematização nos ajuda a fazer a manutenção do desenho do SAF. Ver a diversidade que existe, auxiliar nas decisões sobre a inclusão de plantas, problemas sanitários que podemos resolver, já que ao andarmos pela área conseguimos observar melhor como estão as plantas”, enfatiza Géssyka.