Cooperativa de seringueiros de Itiquira enfrenta problemas de produção e venda durante a pandemia da Covid-19 

Isadora Dias

É evidente o número de trabalhadores que estão sofrendo os impactos financeiros gerados pela pandemia. Os cooperados da Cooperativa de Seringueiros de Ouro Branco – COOPSOB, localizada no município de Itiquira (366km de Cuiabá), estão sofrendo com as dificuldades nas entregas e o preço baixo no mercado da borracha, dificuldades as quais estão gerando quase paralisação própria das atividades. “Estamos quase perto de parar, porque agora não estamos produzindo praticamente nada”, enfatiza Valdinei de Fátima Oliveira, uma das cooperadas.

Fátima, como prefere ser chamada, diz que a pandemia trouxe grandes dificuldades nas entregas aos compradores, queda acentuada do preço da borracha e o pagamento ocorrendo apenas de forma mensal. A cooperativa está se esforçando intensamente para que seus cooperados se mantenham economicamente durante o  momento atual. 

A Covid-19, de modo geral, salientou ainda mais o descaso governamental com os trabalhadores brasileiros. A produtora afirma ser pouca a ajuda das entidades governamentais aos seringueiros, “o governo está ajudando pouco, só estamos recebendo o auxílio e quando ele acabar será ainda mais complicado”, afirma. 

Questionada sobre como o governo poderia oferecer apoio, Valéria responde dizendo que qualquer ajuda seria bem vinda,  mas que a compra de mudas e terra para a viabilidade de uma nova plantação, visando reerguimento financeiro pós-pandemia, se faz fundamental. Os cooperados tentam manter a esperança no recebimento do suporte ainda neste ano, de preferência até o mês de setembro, no qual a seringa volta a ser extraída. “Tudo já está bem decadente e não sabemos como vamos lidar ano que vem, precisamos que o governo ajude o mais rápido possível”, finaliza. 

COOPSOB 

Quando fundada em 2012, a Cooperativa centrava seu intuito apenas na comercialização da borracha natural extraída da seringueira. No entanto, houve o investimento em novas atividades como piscicultura, avicultura e o plantio de melancia, abacaxi e limão taiti. Após a doação de 110 mil hectares em 2010,  a Cooperativa encontra-se na área que deu origem ao Assentamento Ouro Branco, local onde assenta mais de 110 famílias pelo Programa de Agricultura Familiar – PAF.