FTSANES da baixada cuiabana inova e promove reunião virtual

Cristóvão Almeida

Atentos às medidas de restrição em função da pandemia da Covid-19, o Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária da Baixada Cuiabana (FTSANES) realizou o encontro mensal nesta quarta-feira (8), a partir das 8h30, pelo aplicativo Zoom.

Com mediação de Elizabete Silva e Elenice dos Reis, deram início aos informes gerais, especialmente sobre a organização do Fórum Estadual, em relação a leitura, estudo e inclusão de respostas ao documento que vai compor a VI Plenária Nacional de Economia Solidária.

Também foi debatido a proposta de criação de quatro novos Grupos de Trabalho: Comercialização; Projetos e Captação de Recursos; Socioambiental e Produção. Sendo que outros quatro GTs já estão em pleno funcionamento, são eles: Políticas Públicas; Finanças Solidárias, Prossumidores e Empreendimentos Urbanos.

O coordenador geral da Recoopsol, Oscar Zalla Sampaio, aproveitou para explicar sobre a ideia de consumidores ativos e conscientes e fez um convite especial. “É fundamental que os empreendimentos incluam seus nomes na lista de prossumidores. Sejam pontos focais e divulguem essa iniciativa de cooperação e solidariedade”, convidou.

Sampaio lembrou que o app teve o lançamento efetivado durante uma live realizada no dia 3 de julho. “A ideia é consumir produtos mais saudáveis, para isso, precisamos apoiar, fortalecer os processos e potencializar a nossa rede de contatos”, destacou.

Rosa Maria Morceli informou que assistiu a live de lançamento do aplicativo. “Durante a live, baixei o App e estou incentivando meus amigos a fazer o mesmo. Estou honrada com essa iniciativa e hoje estou testemunhando esse resultado é a nossa oportunidade para melhorar as condições de vida do nosso povo”, explicou.

Os participantes também aprovaram o Regimento do Fundo Solidário e Rotativo e aguardam as definições sobre as eleições para compor a Comissão Gestora e o valor da contribuição mensal para o fundo solidário.