Fóruns da Economia Solidária promovem reunião virtual em aplicativo online

Fórum de Economia Solidária do Sul de Mato Grosso e Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional e de Economia Solidária da Baixada Cuiabana promovem reunião  para preparação de presença em evento nacional 

Isadora Dias

A reunião ocorrida no sábado (27), teve início às 13h30 e foi realizada de maneira virtual no aplicativo Zoom, para respeitar corretamente as normas de distanciamento fornecidas pela Organização Mundial da Saúde – OMS. A discussão sobre as formas de preparação para a VI Plenária Nacional de Economia Solidária foi principal pauta do encontro. Membros das organizações Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso –  RECOOPSOL, Cooperativa de Seringueiros de Ouro Branco – COOPSOB, Movimento Sem Terra – MST, Associações Dando as Mãos,  Carlos Marighela, Maestro Marinho, Salete Strozak, artesãos da Associação Poguba e estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR marcaram presença no encontro. 

No dia 6 de julho, ocorrerá a Plenária Estadual reunindo todos os participantes das diversas regiões de Mato Grosso. Na próxima semana, no dia 13 de julho, ocorrerá a Plenária  Macrorregional, na qual todos os estados da Região Centro Oeste poderão trazer as pautas, discussões e definições de cada estado. 

A reunião teve início com a explicação dos conceitos que englobam a Economia Solidária e uma breve fala dos representantes sobre cada organização participante. Associados, estudantes e artesãos expuseram os objetivos futuros e demandas de suas respectivas instituições. A produção e distribuição dos alimentos da agricultura familiar, alimentação orgânica natural e modelo CSA foram alguns dos temas discutidos. Denis Maris, representante da Associação Cultural Maestro Marinho Franco, manifestou-se sobre a arrecadação de alimentos para fornecimento de cestas básicas a músicos e artistas, os quais estão passando por dificuldades financeiras em decorrência da pandemia. 

A reunião, como já dito anteriormente, tinha como principal objetivo a elaboração de um documento a ser apresentado na plenária estadual, macrorregional e nacional. Para isso, os participantes dividiram-se em subgrupos para debate de três blocos de questões. Após a divisão e debate, apresentaram os resultados para a composição de um documento final que será complementado e  discutido na plenária estadual.

No entanto, as reuniões online pode tornar-se inacessível a muitos participantes, isso porque muitos não tem a qualidade de conexão necessária para as três horas de duração delas. Assim como afirma Jocineide Maria da Silva, artesã da Associação Poguba, “conseguimos 30 inscrições para a reunião, mas só 13 conseguiram participar por problemas de conexão, apesar disso foi um trabalho importante e de bom resultado”.