Empreendimentos da Região Sul se reúnem em Rondonópolis

Davi Vittorazzi

O Fórum Territorial da Economia Solidária realizado neste domingo, 15 de março, em Rondonópolis, reuniu mais de 40 pessoas de diferentes cidades do Sul de Mato Grosso. Além de capacitar os empreendimentos com duas oficinas, de Comunicação e Projetos, o evento teve como pauta o calendário de atividades de 2020 e a apresentação do início de planejamento de implantação da agrofloresta no Assentamento Egídio Brunetto na região de Juscimeira.

Representantes de empreendimentos e associações marcaram presença no Fórum, como a Associação Poguba, Associação Amanhecer, Assentamento Primavera, Assentamento Associação Carlos Marighela de Poxoréu, Assentamento Egídio Brunetto de Juscimeira, Associação Mãos Talentosas, Cooperativa de Seringueiros de Ouro Branco de Itiquira e também a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rual (Empaer – MT).

Reunidos na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), os participantes puderam montar um curso que será viabilizado pela Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol). A capacitação será voltada para o estudo de mercado e viabilidade de produção, temas elegidos pelos empreendimentos.

O agricultor do Assentamento Primavera, Celso Ola, trabalha com a produção agroecológica. Entre seus produtos estão peixes, siringa, mandas, hortaliças e a castanha do Baru – conhecida como castanha do Cerrado. “A produção de orgânicos é importante para saúde, para o meio ambiente, para tudo”, afirma Ola.