SAFs expande atividades e chega em aldeia indígena em Barra do Bugres

Unidade do Sistema de Agrofloresta em Nossa Senhora do Livramento apresenta eficiência de produção

Davi Vittorazzi

A aldeia de Águas Correntes, território Indígena Umutina, no município de Barra do Bugres (a 64 km de Cuiabá) recebeu no dia 05/03 uma atividade do Projeto Transição Agroecológico para aplicação do Sistema Agroflorestal. Os participantes da aldeia indígena ficaram animados com a atividade realizada e esperam aprender mais sobre a produção em SAFs.

“A atividade foi um preparo desde a primeira visita, fiz a coleta de solo para saber como estava o pH. Com o resultado, percebemos uma deficiência nutricional, por conta disso houve a necessidade de aplicar alguns insumos vegetais”, conta Francisco Sérgio, técnico do SAFs. 

Com a articulação da facilitadora Dalva Cristina do Nascimento, conseguiu-se Torta de Filtro para incorporar no solo. Esse produto ajuda no enriquecimento de matéria orgânica e de nutrientes, inclui-se também nesse composto a cinza de arroz.

Outra ação do Projeto realizado na comunidade indígena, no dia 06 de março, foi o plantio de manivas, uso dos adubos alternativos na adubação de plantio. A atividade  ocorreu com uma rodada de conversa para tirar dúvidas e encaminhamentos para a implantação do SAF na Aldeia.

SAF em Nossa Senhora do Livramento já apresenta resultado

Manejo, poda, adubação verde e conversa com agricultores para avaliação do Sistema Agroflorestal (SAF) foram as ações do Projeto Transição Agroecológica na comunidade Serragem, unidade de referência na região de Nossa Senhora do Livramento, ocorrido em 09/03. Iniciou-se também a preparação dos grupos para atividades do fórum que ocorrerá dia 11 e a articulação para a atividade de intercâmbio e certificação no Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário (CECAPE), em 12/03. A SAF de Livramento já apresenta produção agroecológica para sua comunidade.