GERMINAR

Resumo: Promover a qualificação profissional e formar líderes facilitadores para o desenvolvimento integrado, orgânico e sustentável das pessoas, organizações e ambiente social que em suas comunidades ou instituições, atuem para o desenvolvimento integrado destes grupos em busca da melhoria de qualidade de vida e da sustentabilidade do Pantanal Matogrossense O Curso se apóia em conceitos e práticas da Antroposofia e da Ecologia Social. O Curso Germinar está estruturado em 5 módulos de 4 dias cada (30h), totalizando 150 horas, com intervalo aproximado de 2 meses entre os módulos. Os participantes realizam trabalhos inter módulos com o objetivo de colocar em prática os aprendizados. O investimento no curso é compartilhado por parceiros sendo que a Universidade Federal de Mato Grosso através do Programa de Extensão “Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso” aporta recursos que viabilizam a participação dos facilitadores. Os participantes serão oriundos de organizações apoiados pelo Programa de Extensão além outras pessoas que atuam nas organizações de apoio que apoiam o Programa, sejam governamentais ou da sociedade civil organizada. 
Justificativa: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) propõe o seguinte conceito de Desenvolvimento Humano Sustentável (DHS): o ser humano é a razão de ser do desenvolvimento, e no ser humano deve estar centrados tanto o processo quanto os resultados inerentes ao desenvolvimento. Em 1990, este conceito é introduzido em todo o mundo. Um dos princípios do desenvolvimento humano sustentável é: desenvolvimento das pessoas, por meio da ampliação das capacidades, oportunidades, potencialidades criativas e direitos de escolhas individuais. O desenvolvimento humano diz respeito às pessoas e ao alargamento do seu leque de escolhas e das suas liberdades essenciais – o seu potencial humano – de modo que lhes seja permitido viver uma vida que valorizem. Para o desenvolvimento humano, o poder de escolha e a liberdade de pensar, sentir e agir significam mais do que uma mera ausência de restrições. O conceito de desenvolvimento humano sustentável se firmou no Brasil em 1996, quando foi produzido o 1o. Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro, revelando os desafios a serem enfrentados: combate à pobreza e desigualdades; melhoria da situação do meio ambiente, da governabilidade e dos serviços de saúde e educação nacionais. Atualmente, o mundo vive um momento de transição para uma nova consciência, em o que se busca são profundas mudanças e à medida que estas ocorrem aceleradamente e aumentam a complexidade da sociedade, torna-se maior a necessidade de desenvolvimento do indivíduo e, por sua vez, das organizações e dos seus antigos modelos de gestão, visando à substituição da visão mecanicista por uma visão orgânica, que considera a organização como um organismo vivo, semelhante ao próprio ser humano. Para que as organizações sobrevivam e se desenvolvam neste ambiente de mudança, é necessário contar com líderes que promovam o desenvolvimento de outros indivíduos fortalecendo assim esta nova visão do ser humano e das organizações. Fundamentado nestas diretrizes o Programa Germinar, desenvolvido pelo Instituto EcoSocial, e reconhecido como um Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, é uma proposta de educação não formal em direitos humanos, que se orienta pelos princípios da emancipação e da autonomia. Neste sentido, o Programa Germinar se propõe, a partir de uma metodologia própria, a promover o autodesenvolvimento das pessoas de maneira que elas próprias possam buscar o seu equilíbrio e colaborar para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e social. 
Objetivos: Objetivo Geral: Promover a qualificação profissional e formar líderes facilitadores para o desenvolvimento integrado, orgânico e sustentável das pessoas, organizações e ambiente social. Objetivos Específicos: • Oferecer aos participantes, conceitos e ferramentas para a compreensão da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações; • Favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais necessárias para a condução de processos de mudança nas organizações; • Ensinar práticas de intervenção e de aprendizagem organizacional baseadas no modelo orgânico; • Capacitar agentes multiplicadores para a disseminação dos conhecimentos e formação de novos líderes. 
Metodologia: O Curso se apóia em conceitos e práticas da Antroposofia e da Ecologia Social. A primeira foi desenvolvida por Rudolf Steiner, no início do séc. XX, e trata principalmente de potencializar as faculdades básicas do ser humano – o pensar, o sentir e o querer. Orientando-os para uma atuação consciente no desenvolvimento de grupos, organizações e comunidades. A Ecologia Social, derivada da antroposofia, é aquela cujos conceitos foram adaptados e orientados para o mundo das organizações pelo psiquiatra e educador holandês Bernard Lievegoed, fundador do Instituto Holandês de Pedagogia (Nederlands Pedagogisch Instituut– NPI), e que tem como foco a qualidade da interação entre indivíduos, grupos, instituições e o ambiente social, como base para o desenvolvimento. O Curso Germinar, se contextualiza dentro da educação não formal em direitos humanos, conforme definição do Plano Nacional de Educação de Direitos Humanos (PNEDH), pois: promove um permanente processo de sensibilização e formação de consciência crítica; favorece a mobilização e organização de processos participativos em defesa dos direitos humanos de grupos em situação de risco e vulnerabilidade social; atua como um instrumento fundamental para a ação formativa de organizações sociais; promove o processo formativo de lideranças sociais para o exercício ativo da cidadania; oferece recursos para a leitura crítica da realidade local e contextual, da vivência pessoal e social, identificando e analisando aspectos e modos de ação para a transformação da sociedade. O trabalho é baseado no desenvolvimento de habilidades sociais como ouvir, observar, questionar. As atividades prevêem o aprendizado de ferramentas/modelos que são aplicados em processos decisórios, objetivando estimular a tomada de decisão em grupo de forma participativa, gerando equanimidade. As turmas são formadas com aproximadamente 30 participantes e são acompanhadas por dois facilitadores e dois estagiários. O Germinar está estruturado em cinco módulos de 4 dias cada (30h), totalizando 150h, com intervalo aproximado de dois meses entre os módulos. Os participantes realizam trabalhos intermódulos com o objetivo de colocar em prática o aprendizado. A metodologia do Programa enfatiza o “aprender fazendo”, equilibrando a apresentação de conteúdos, exercícios, trabalhos em grupos, atividades artísticas, movimentos corporais e em exemplos reais trazidos pelos participantes. A vivência consiste em elemento chave para o aprendizado. O diferencial do Germinar encontra-se na análise real das práticas de liderança às quais os participantes estão habituados, respeitando as características culturais de cada turma. Durante os cinco módulos, a assimilação dos conteúdos é trabalhada em três níveis: compreensão (pensar), vivência (sentir) e prática (querer), através das seguintes formas: • Movimentos – atividade de estimulação, integração e contato não intelectual com o conteúdo. • Palestra – Estímulo intelectual para percepção de arquétipos e compartilhamento de conceitos. • Dinâmica – Vivência, auto-reflexão e percepção compartilhada do conteúdo. • Atividade Artística – Atividade que utiliza elementos de arte, visando a auto-percepção e o seu compartilhamento nos grupos. • Trabalhos de grupo – Atividades baseadas na realidade dos participantes, com o objetivo de exercitar os novos conceitos na prática. • Plenária – Resgate, compartilhamento e complemento dos aprendizados do dia. • Trabalhos intermódulos – prática dos conceitos e estímulos oferecidos nos módulos. No Germinar serão realizadas os seguintes módulos com seus respectivos temas e objetivos: Pré-Módulo: Tema – Apresentação do programa do Germinar Objetivo: Conhecer o programa do curso e confirmar a participação dos interessados, efetivando sua inscrição. Módulo 1 “Entendendo a facilitação de processos” Compreender o papel do líder como facilitador de processos e de seu papel na dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações. Módulo 2 “Conhecendo a organização e facilitando processos” Aprofundar os conceitos e desenvolver as habilidades necessárias para realização de diagnósticos e tomada de decisão. Módulo 3 “Mediando conflitos” Compreender o fenômeno conflito e dos elementos que auxiliam na sua vivência e superação. Módulo 4 “Fazendo acontecer” Estimular a prática de todos os conhecimentos aprendidos até o módulo anterior com um caso real. Módulo 5 “Conhecendo a biografia” (Biografia do Ser Humano) Resgatar a biografia, fazer auto-avaliação e elaborar o plano de desenvolvimento pessoal. 
Avaliação: Pelas participantes: – Questionários de satisfação – Declaração das organizações Pela Equipe – Registros / relatórios do curso – Fotos – Listas de Presença – Questionários de satisfação – Depoimentos de pessoas que vivenciaram as práticas, a partir da realização de atividades com os participantes, mas não participaram do curso. – Fichas de inscrição para estágios.