Resumo: Promover a qualificação profissional e formar líderes facilitadores para
o desenvolvimento integrado, orgânico e sustentável das pessoas, organizações e
ambiente social que em suas comunidades ou instituições, atuem para o
desenvolvimento integrado destes grupos em busca da melhoria de qualidade de
vida e da sustentabilidade do Pantanal Matogrossense O Curso se apóia em
conceitos e práticas da Antroposofia e da Ecologia Social. O Curso Germinar
está estruturado em 5 módulos de 4 dias cada (30h), totalizando 150 horas, com
intervalo aproximado de 2 meses entre os módulos. Os participantes realizam
trabalhos inter módulos com o objetivo de colocar em prática os aprendizados. O
investimento no curso é compartilhado por parceiros sendo que a Universidade
Federal de Mato Grosso através do Programa de Extensão “Rede de Cooperação
Solidária de Mato Grosso” aporta recursos que viabilizam a participação dos
facilitadores. Os participantes serão oriundos de organizações apoiados pelo
Programa de Extensão além outras pessoas que atuam nas organizações de apoio
que apoiam o Programa, sejam governamentais ou da sociedade civil
organizada.
Justificativa: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD) propõe o seguinte conceito de Desenvolvimento Humano Sustentável (DHS):
o ser humano é a razão de ser do desenvolvimento, e no ser humano deve estar
centrados tanto o processo quanto os resultados inerentes ao desenvolvimento.
Em 1990, este conceito é introduzido em todo o mundo. Um dos princípios do
desenvolvimento humano sustentável é: desenvolvimento das pessoas, por meio da
ampliação das capacidades, oportunidades, potencialidades criativas e direitos
de escolhas individuais. O desenvolvimento humano diz respeito às pessoas e ao
alargamento do seu leque de escolhas e das suas liberdades essenciais – o seu
potencial humano – de modo que lhes seja permitido viver uma vida que
valorizem. Para o desenvolvimento humano, o poder de escolha e a liberdade de
pensar, sentir e agir significam mais do que uma mera ausência de restrições. O
conceito de desenvolvimento humano sustentável se firmou no Brasil em 1996,
quando foi produzido o 1o. Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro,
revelando os desafios a serem enfrentados: combate à pobreza e desigualdades;
melhoria da situação do meio ambiente, da governabilidade e dos serviços de
saúde e educação nacionais. Atualmente, o mundo vive um momento de transição
para uma nova consciência, em o que se busca são profundas mudanças e à medida
que estas ocorrem aceleradamente e aumentam a complexidade da sociedade,
torna-se maior a necessidade de desenvolvimento do indivíduo e, por sua vez,
das organizações e dos seus antigos modelos de gestão, visando à substituição
da visão mecanicista por uma visão orgânica, que considera a organização como
um organismo vivo, semelhante ao próprio ser humano. Para que as organizações
sobrevivam e se desenvolvam neste ambiente de mudança, é necessário contar com
líderes que promovam o desenvolvimento de outros indivíduos fortalecendo assim
esta nova visão do ser humano e das organizações. Fundamentado nestas
diretrizes o Programa Germinar, desenvolvido pelo Instituto EcoSocial, e reconhecido
como um Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, é uma proposta de
educação não formal em direitos humanos, que se orienta pelos princípios da
emancipação e da autonomia. Neste sentido, o Programa Germinar se propõe, a
partir de uma metodologia própria, a promover o autodesenvolvimento das pessoas
de maneira que elas próprias possam buscar o seu equilíbrio e colaborar para a
melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e social.
Objetivos: Objetivo Geral: Promover a qualificação profissional e
formar líderes facilitadores para o desenvolvimento integrado, orgânico e
sustentável das pessoas, organizações e ambiente social. Objetivos Específicos:
• Oferecer aos participantes, conceitos e ferramentas para a compreensão da dinâmica
de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações; • Favorecer o
desenvolvimento de habilidades sociais necessárias para a condução de processos
de mudança nas organizações; • Ensinar práticas de intervenção e de
aprendizagem organizacional baseadas no modelo orgânico; • Capacitar agentes
multiplicadores para a disseminação dos conhecimentos e formação de novos
líderes.
Metodologia: O Curso se apóia em conceitos e práticas da
Antroposofia e da Ecologia Social. A primeira foi desenvolvida por Rudolf Steiner,
no início do séc. XX, e trata principalmente de potencializar as faculdades
básicas do ser humano – o pensar, o sentir e o querer. Orientando-os para uma
atuação consciente no desenvolvimento de grupos, organizações e comunidades. A
Ecologia Social, derivada da antroposofia, é aquela cujos conceitos foram
adaptados e orientados para o mundo das organizações pelo psiquiatra e educador
holandês Bernard Lievegoed, fundador do Instituto Holandês de Pedagogia
(Nederlands Pedagogisch Instituut– NPI), e que tem como foco a qualidade da
interação entre indivíduos, grupos, instituições e o ambiente social, como base
para o desenvolvimento. O Curso Germinar, se contextualiza dentro da educação
não formal em direitos humanos, conforme definição do Plano Nacional de
Educação de Direitos Humanos (PNEDH), pois: promove um permanente processo de
sensibilização e formação de consciência crítica; favorece a mobilização e
organização de processos participativos em defesa dos direitos humanos de
grupos em situação de risco e vulnerabilidade social; atua como um instrumento
fundamental para a ação formativa de organizações sociais; promove o processo
formativo de lideranças sociais para o exercício ativo da cidadania; oferece
recursos para a leitura crítica da realidade local e contextual, da vivência
pessoal e social, identificando e analisando aspectos e modos de ação para a
transformação da sociedade. O trabalho é baseado no desenvolvimento de
habilidades sociais como ouvir, observar, questionar. As atividades prevêem o aprendizado
de ferramentas/modelos que são aplicados em processos decisórios, objetivando
estimular a tomada de decisão em grupo de forma participativa, gerando
equanimidade. As turmas são formadas com aproximadamente 30 participantes e são
acompanhadas por dois facilitadores e dois estagiários. O Germinar está
estruturado em cinco módulos de 4 dias cada (30h), totalizando 150h, com
intervalo aproximado de dois meses entre os módulos. Os participantes realizam
trabalhos intermódulos com o objetivo de colocar em prática o aprendizado. A
metodologia do Programa enfatiza o “aprender fazendo”, equilibrando a
apresentação de conteúdos, exercícios, trabalhos em grupos, atividades
artísticas, movimentos corporais e em exemplos reais trazidos pelos participantes.
A vivência consiste em elemento chave para o aprendizado. O diferencial do
Germinar encontra-se na análise real das práticas de liderança às quais os
participantes estão habituados, respeitando as características culturais de
cada turma. Durante os cinco módulos, a assimilação dos conteúdos é trabalhada
em três níveis: compreensão (pensar), vivência (sentir) e prática (querer),
através das seguintes formas: • Movimentos – atividade de estimulação,
integração e contato não intelectual com o conteúdo. • Palestra – Estímulo
intelectual para percepção de arquétipos e compartilhamento de conceitos. •
Dinâmica – Vivência, auto-reflexão e percepção compartilhada do conteúdo. •
Atividade Artística – Atividade que utiliza elementos de arte, visando a
auto-percepção e o seu compartilhamento nos grupos. • Trabalhos de grupo –
Atividades baseadas na realidade dos participantes, com o objetivo de exercitar
os novos conceitos na prática. • Plenária – Resgate, compartilhamento e
complemento dos aprendizados do dia. • Trabalhos intermódulos – prática dos
conceitos e estímulos oferecidos nos módulos. No Germinar serão realizadas os
seguintes módulos com seus respectivos temas e objetivos: Pré-Módulo: Tema –
Apresentação do programa do Germinar Objetivo: Conhecer o programa do curso e
confirmar a participação dos interessados, efetivando sua inscrição. Módulo 1
“Entendendo a facilitação de processos” Compreender o papel do líder como
facilitador de processos e de seu papel na dinâmica de desenvolvimento de
indivíduos, grupos e organizações. Módulo 2 “Conhecendo a organização e
facilitando processos” Aprofundar os conceitos e desenvolver as habilidades
necessárias para realização de diagnósticos e tomada de decisão. Módulo 3
“Mediando conflitos” Compreender o fenômeno conflito e dos elementos que
auxiliam na sua vivência e superação. Módulo 4 “Fazendo acontecer” Estimular a
prática de todos os conhecimentos aprendidos até o módulo anterior com um caso
real. Módulo 5 “Conhecendo a biografia” (Biografia do Ser Humano) Resgatar a
biografia, fazer auto-avaliação e elaborar o plano de desenvolvimento
pessoal.
Avaliação: Pelas participantes: – Questionários de satisfação –
Declaração das organizações Pela Equipe – Registros / relatórios do curso –
Fotos – Listas de Presença – Questionários de satisfação – Depoimentos de
pessoas que vivenciaram as práticas, a partir da realização de atividades com
os participantes, mas não participaram do curso. – Fichas de inscrição para
estágios.