Este projeto de pesquisa participativa prevê o desenvolvimento de inúmeras atividades de pesquisa e de intervenção vinculadas ao Programa de Extensão Rede de Cooperação Solidária (RECOOPSOL), financiado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), junto aos cooperados da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Ecofeira. Ao mesmo tempo, compreender a participação dos jovens familiares dos cooperados nos assuntos relacionados à agricultura familiar e economia solidária e, com eles, desenvolver atividades colaborativas voltadas à valorização da criatividade, da inovação e do empreendedorismo no universo do trabalho solidário e familiar.
1. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
Programa RECOOPSOL
Envolve cerca de 10 projetos na UFMT, voltados para a valorização da economia solidária.
Proposta
Desenvolver no primeiro semestre as ferramentas de comunicação e alimentar com informações dos projetos e dos cooperados.
Objetivos
Manter a comunidade acadêmica, os cooperados da Economia Solidária, Agricultura Familiar e a sociedade em geral informados sobre o desenvolvimento dos projetos que compõem o Programa Recoopsol.
Ações
1. Construção de um Websitecom informações de todos os projetos vinculados ao Programa Recoopsol;
2. Assessoria de imprensa; 3. Participação em redes sociais.
2. OFICINAS DE FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Proposta
Desenvolver oficinas de temas de Comunicação Social em Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra.
Objetivos
Discutir a importância da comunicação para o fortalecimento das cooperativas; engajamento dos cooperados e seus familiares nos propósitos de uma economia solidária e da agricultura familiar; dar visibilidade e credibilidade aos produtos desenvolvidos pelas cooperativas; Coleta de informações junto aos cooperados para a construção de um briefingvoltado à construção de um plano de comunicação e Marketing.
Oficinas Comunicação, ética, responsabilidade e trabalho colaborativo
01 em Cuiabá – reunindo as entidades beneficiárias do Plano de Comunicação (Ver mais detalhes plano nas ações do segundo semestre); 01 para os cooperados da economia solidária e agricultura familiar de Tangará da Serra; 01 para os cooperados da economia solidária de Rondonópolis.
Oficinas Temáticas
01. Jornalismo e audiovisual
Credibilidade da Informação, Propagação de Notícias Falsas e Assessoria de Imprensa.
02. Comunicação e Marketing
Publicidade, Marketing, Redes Sociais, Informação e Tomada de Decisões.
03. Ética e Responsabilidade na Comunicação
Responsabilidade na propagação de informações e consumo de informações falsas
04. Imagem e Credibilidade de Produtos e Marcas
Imagem pública das organizações, dos produtores, dos produtos e das marcas
05. Marcas, Embalagens, Rótulos e Cores
Discussões sobre as especificidades da produção e Comunicação dos produtos dos cooperados.
OBS: Esta oficina, especificamente, será desenvolvida em Cuiabá com cada uma das três entidades individualmente: Ecofeira, Economia Solidária e produtores da agricultura familiar.
03. PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Proposta
Com base nas informações colhidas nas duas ações descritas anteriormente, desenvolver planos de Comunicação e Marketing.
Objetivos
Oferecer aos cooperados um plano de Comunicação e Marketing que possa auxiliar na relação produção/comercialização, incremento nas vendas, no fortalecimento da imagem das instituições e valorização dos produtos gerados em cada uma das organizações.
04. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA O E-COMMERCE
Proposta
Para este ambiente virtual de comunicação voltado à comercialização de produtos das redes de economia solidária e agricultura, a ser desenvolvido por outro projeto inserido no âmbito do Programa Recoopsol, desenvolver um projeto de comunicação que possa atender os objetivos do referido projeto.
Objetivos
Disseminar a concretização da plataforma de e-commercenos universos virtual e não virtual; valorizar a credibilidade do sistema e dos produtos oferecidos.
05. PROJETO PILOTO DE EDUCOMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
01. Inovação e Empreendedorismo: Cooperativismo, Juventudes e Trabalho Colaborativo
Proposta
Desenvolver junto aos jovens e demais interessados de uma comunidade com diversos cooperados, a ser definida em conjunto com os coordenadores de Programa Recoopsol e com os beneficiários do Programa, um programa piloto de educomunicação, com foco na educação para a comunicação, a inovação e o empreendedorismo.
Objetivos
Capacitar os jovens, principalmente, e os demais interessados da comunidade, a utilizar as ferramentas digitais e de comunicação a serviço dapesquisa, da preservação da história e cultura local e fortalecimento dos negócios conduzidos pelos familiares.
Ações
Desenvolver oficinas teóricas e práticas, com foco na produção local e inovação de ideias e produtos, com os seguintes temas: 1. Fotografia via celular; 2. Produção e edição de vídeos via celular; 3. Produção de textos informativos, entrevistas e análise de informações jornalísticas; 4. Criatividade e Inovação.