INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Resumo: O programa RECOOPSOL tem como objetivo promover o fortalecimento de instâncias de Economia Solidária, a capacitação dos empreendimentos econômicos solidários e o desenvolvimento de estratégias de comercialização por meio da disponibilização da estrutura de incubação da Universidade Federal de Mato Grosso possibilitando articular rede, ações e políticas públicas territoriais e da Economia Solidária no estado de Mato Grosso. Sendo assim, este projeto tem como objetivo incubar os empreendimentos de economia solidária do programa, proporcionando formação, assessoria técnica, apoio no desenvolvimento do plano de negócio, atendendo a meta 5 do referido programa, a qual contempla a realização de assessoria técnica e vivencial para empreendimentos com enfoque no fortalecimento de arranjos produtivos nas áreas de alimentos, artesanato, vestuário e serviços.

Justificativa: São muitas as dificuldades para a consolidação de atividades produtivas para comunidades de baixa renda em Mato Grosso, que são de baixo nível escolar, de baixa qualificação profissional e sem tradição na participação em empreendimentos coletivos, além de expressarem uma descrença em relação a projetos de desenvolvimento social. Agricultores familiares e pescadores profissionais quando no exercício de sua atividade profissional atuam de forma individual sem uma articulação coletiva, ficando na dependência de atravessadores que compram seus produtos, legalmente ou não, pagando baixos preços, porém estando sempre presentes para a aquisição dos produtos. Este projeto tem objetivo de desenvolver mecanismos para agricultura familiar se fortalecer. Busca apoiar a inclusão dos empreendimentos sócias no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que direciona no mínimo 30% (trinta por cento) recursos para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações e que só veio acontecer nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande recentemente.

Objetivos: Este projeto tem como objetivo proporcionar a formação, assessoria técnica, apoio no desenvolvimento do plano de negócio que inclui as estratégias de comercialização e a viabilidade financeira dos empreendimentos do programa Recoopsol incubados. Entre várias estratégias a serem apoiadas estão a inclusão destes empreendimentos no Pnae, a venda direta ao consumidor e planejamento da produção.

Metodologia: De acordo com a Resolução /2019, a qual regulamenta as ações da Incubadora Priante, o processo de incubação dos empreendimentos admitidos compreende quatro etapas, a saber: I – Planejamento: compreende a elaboração dos planos, nas seguintes etapas: a) Empreendedor: elaborar plano de desenvolvimento pessoal como um dos eixos do desenvolvimento do negócio; b) Tecnologia e inovação: elaborar plano tecnológico e de inovação, o qual caracteriza a solução inovadora (tecnologia, produto, serviço) oferecida pelo empreendimento, para atender às necessidades e demandas dos clientes; c) Mercado: elaborar plano de mercado dos empreendimentos, englobando estratégias, metas e ações que possibilitem o desenvolvimento comercial; d) Capital: elaborar plano de capital dos empreendimentos, visando identificar as principais necessidades, demandas e estratégias de alavancagem de capital ao longo do processo de evolução do empreendimento; e) Gestão: elaborar plano de gestão detalhado com estratégias, metas e ações sobre a instalação e o crescimento do empreendimento, considerando os seus diferentes aspectos (recursos financeiros, humanos, dentre outros). II – Qualificação: compreende a implantação de processo de qualificação formalizado, que aborde os principais aspectos relacionados ao negócio, englobando, pelo menos, os eixos a seguir: a) Empreendedor: implantar sistemática de qualificação focada no empreendedor, visando ao seu desenvolvimento pessoal, com uma agenda formal que inclui os aspectos comportamentais e habilidades empreendedoras; b) Tecnologia e inovação: implantar sistemática que contemple conteúdos para promover a melhoria da solução oferecida aos clientes (tecnologia, produtos, serviços); c) Mercado: implantar sistemática de desenvolvimento mercadológico, visando à realização de cursos, palestras e/ou eventos com foco em práticas e ferramentas para gerenciar o setor comercial do empreendimento; d) Capital: sistemática de desenvolvimento empresarial, envolvendo aspectos de gestão de recursos, relacionamento com investidores, análise de riscos, entre outros; e) Gestão: implantar sistemática que promova o desenvolvimento das competências gerenciais para a administração dos processos e de funções críticas dos empreendimentos apoiados. III – Assessoria/Consultoria: compreende a implantação e a manutenção de um conjunto sistematizado de assessorias/consultorias especializadas, orientadas em função dos principais desafios a serem superados pelos empreendimentos nos eixos: a) Empreendedor: implantação e manutenção de sistemática de oferta de assessoria/consultoria, focando no desenvolvimento do perfil pessoal do empreendedor; b) Tecnologia e inovação: implantação e manutenção de sistemática de desenvolvimento mercadológico, visando à realização de assessorias/consultorias que orientem os empreendedores na elaboração da solução oferecida aos clientes (tecnologia, produto, serviço). Adicionalmente, deve organizar uma agenda formal de assessoria/consultoria que aborde os aspectos relacionados à tecnologia e inovação; c) Mercado: implantação e manutenção de sistemática de desenvolvimento mercadológico, visando à realização de assessorias/consultorias com foco em práticas e ferramentas para o desenvolvimento comercial dos empreendimentos; d) Capital: implantação e manutenção de sistemática de desenvolvimento empresarial, envolvendo aspectos de gestão de recursos, relacionamento com investidores, análise de risco, entre outros; e) Gestão: implantação e manutenção de sistemática de oferta de assessorias/consultorias para promover o desenvolvimento das competências gerenciais e para a administração dos processos e das funções críticas do empreendimento. IV – Monitoramento: compreende o processo sistemático e documentado para monitoramento e orientação dos empreendimentos, pelo menos, nos eixos: a) Empreendedor: monitorar o desenvolvimento do empreendedor, em seus aspectos profissional, pessoal e social; b) Tecnologia e inovação: monitorar o desenvolvimento e a evolução da solução oferecida aos clientes (produto ou serviço); c) Mercado: monitorar, por meio de indicadores, a evolução do desenvolvimento mercadológico e comercial dos empreendimentos; d) Capital: monitorar a evolução financeira e de capital dos empreendimentos; e) Gestão: monitorar, por meio de indicadores, a evolução da gestão dos empreendimentos. A proposta metodológica é que a coordenação distribua os acompanhemos dos empreendimentos entre os bolsistas, os quais receberam a orientação sobre como planejar e melhorar os negócios dos professores e técnicos envolvidos no projeto.

Avaliação: Avaliação deste projeto seguirá os parâmetros estipulados pela Certificação Cerne, detalhados na metodologia deste projeto, os quais serão que serão rigorosamente observados durante a execução de cada plano de negócios, de acordo com o cumprimento do cronograma de atividades e pelos empreendimento apoiados que conseguiram aprimorar os seus negócios.