COMUNICAÇÃO

Este projeto de pesquisa participativa prevê o desenvolvimento de inúmeras atividades de pesquisa e de intervenção vinculadas ao Programa de Extensão Rede de Cooperação Solidária (RECOOPSOL), financiado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), junto aos cooperados da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Ecofeira. Ao mesmo tempo, compreender a participação dos jovens familiares dos cooperados nos assuntos relacionados à agricultura familiar e economia solidária e, com eles, desenvolver atividades colaborativas voltadas à valorização da criatividade, da inovação e do empreendedorismo no universo do trabalho solidário e familiar. 

1. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Programa RECOOPSOL

Envolve cerca de 10 projetos na UFMT, voltados para a valorização da economia solidária.

Proposta

Desenvolver no primeiro semestre as ferramentas de comunicação e alimentar com informações dos projetos e dos cooperados.

Objetivos

Manter a comunidade acadêmica, os cooperados da Economia Solidária, Agricultura Familiar e a sociedade em geral informados sobre o desenvolvimento dos projetos que compõem o Programa Recoopsol.   

Ações

1. Construção de um Websitecom informações de todos os projetos vinculados ao Programa Recoopsol; 

2. Assessoria de imprensa; 3. Participação em redes sociais.

2. OFICINAS DE FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

Proposta

Desenvolver oficinas de temas de Comunicação Social em Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Objetivos

Discutir a importância da comunicação para o fortalecimento das cooperativas; engajamento dos cooperados e seus familiares nos propósitos de uma economia solidária e da agricultura familiar; dar visibilidade e credibilidade aos produtos desenvolvidos pelas cooperativas; Coleta de informações junto aos cooperados para a construção de um briefingvoltado à construção de um plano de comunicação e Marketing.

Oficinas Comunicação, ética, responsabilidade e trabalho colaborativo

01 em Cuiabá – reunindo as entidades beneficiárias do Plano de Comunicação (Ver mais detalhes plano nas ações do segundo semestre); 01 para os cooperados da economia solidária e agricultura familiar de Tangará da Serra; 01 para os cooperados da economia solidária de Rondonópolis.

Oficinas Temáticas

01. Jornalismo e audiovisual

Credibilidade da Informação, Propagação de Notícias Falsas e Assessoria de Imprensa. 

02. Comunicação e Marketing 

Publicidade, Marketing, Redes Sociais, Informação e Tomada de Decisões. 

03. Ética e Responsabilidade na Comunicação

Responsabilidade na propagação de informações e consumo de informações falsas

04. Imagem e Credibilidade de Produtos e Marcas

Imagem pública das organizações, dos produtores, dos produtos e das marcas

05. Marcas, Embalagens, Rótulos e Cores

Discussões sobre as especificidades da produção e Comunicação dos produtos dos cooperados. 

OBS: Esta oficina, especificamente, será desenvolvida em Cuiabá com cada uma das três entidades individualmente: Ecofeira, Economia Solidária e produtores da agricultura familiar.

03. PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Proposta

Com base nas informações colhidas nas duas ações descritas anteriormente, desenvolver planos de Comunicação e Marketing.

Objetivos

Oferecer aos cooperados um plano de Comunicação e Marketing que possa auxiliar na relação produção/comercialização, incremento nas vendas, no fortalecimento da imagem das instituições e valorização dos produtos gerados em cada uma das organizações. 

04. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA O E-COMMERCE

Proposta

Para este ambiente virtual de comunicação voltado à comercialização de produtos das redes de economia solidária e agricultura, a ser desenvolvido por outro projeto inserido no âmbito do Programa Recoopsol, desenvolver um projeto de comunicação que possa atender os objetivos do referido projeto.

Objetivos

Disseminar a concretização da plataforma de e-commercenos universos virtual e não virtual; valorizar a credibilidade do sistema e dos produtos oferecidos. 

05. PROJETO PILOTO DE EDUCOMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 

01. Inovação e Empreendedorismo: Cooperativismo, Juventudes e Trabalho Colaborativo

Proposta

Desenvolver junto aos jovens e demais interessados de uma comunidade com diversos cooperados, a ser definida em conjunto com os coordenadores de Programa Recoopsol e com os beneficiários do Programa, um programa piloto de educomunicação, com foco na educação para a comunicação, a inovação e o empreendedorismo.

Objetivos

Capacitar os jovens, principalmente, e os demais interessados da comunidade, a utilizar as ferramentas digitais e de comunicação a serviço dapesquisa, da preservação da história e cultura local e fortalecimento dos negócios conduzidos pelos familiares.

Ações

Desenvolver oficinas teóricas e práticas, com foco na produção local e inovação de ideias e produtos, com os seguintes temas: 1. Fotografia via celular; 2. Produção e edição de vídeos via celular; 3. Produção de textos informativos, entrevistas e análise de informações jornalísticas; 4. Criatividade e Inovação.