Aldeia indígena de Barra do Bugres inicia distribuição de alimentos em chamadas públicas e dará início a plantio de café

Isadora Dias

A aldeia Massepô, localizada no território Umutina em Barra do Bugres (164km), dará início a um novo plantio de café com o acompanhamento da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – EMPAER. O plantio e comercialização da banana, além de outros produtos, já era realizado no interior da comunidade. Apesar do acompanhamento ser realizado pela EMPAER, as mudas foram cedidas pelo programa de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura de Mato Grosso. O transporte delas para o local de plantio está previsto para o dia 10 de novembro.

Maria Alice de S. Cupudunepá, moradora da aldeia, fala sobre as chamadas públicas nas quais estão fornecendo alimentos como arroz, quiabo, abobrinha, mandioca e outros. “Temos atendido a chamada pública da FUNAI com a venda de arroz e a da merenda escolar de Barra do Bugres com os outros alimentos”, afirma a indígena. A iniciativa dos alimentos às escolas faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, criado no país em 1955.

Segundo Maria Alice, algo que está sendo muito importante para eles é o Fundo Rotativo Solidário, uma realidade desde dezembro de 2019. A produtora diz que o fundo é fundamental para organização de um logotipo, ou seja, um selo para evidenciar a marca nos produtos. Uma boa identidade visual do empreendimento sempre atrai mais consumidores. “Nosso logotipo não é o ideal, ele precisa ser feito por um profissional e é disso que estamos precisando”, finaliza.