Rede do programa Germinar realiza sua primeira reunião virtual

Projeto que promove a liderança e relações interpessoais saudáveis realiza seu primeiro encontro virtual em aplicativo online

Isadora Dias

Diante da pandemia do novo coronavírus, as medidas de segurança da Organização Mundial da Saúde determinam que reuniões presenciais devem ser suspensas e realizadas através de ferramentas online. Essa foi a maneira encontrada pelos participantes do Programa Germinar para se reconectarem, realizarem troca mútua de experiências e debater questões relacionadas ao aprendizados do curso.

Com o apoio da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso – RECOOPSOL e desenvolvido pela Associação ComViver, o Programa teve início em Mato Grosso no ano de 2012  e está operando com uma nova turma no município de Rondonópolis (cerca de 200km de Cuiabá), formada por lideranças indígenas, artesãos, agricultores, jovens, membros de movimentos socioambientais, empresarios, funcionários e professores.

Os cinco módulos objetivam o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo e no fortalecimento desses como lideranças, além da prática de olhar para si mesmo, para seus grupos e organizações e melhorar comportamentos para construir relações interpessoais mais sadias. Segundo Solène Tricaud, coordenadora da Recoopsol, a promoção de boas relações é necessária neste momento de quarentena, “esse momento de isolamento, no qual as pessoas estão convivendo mais com a família, acaba se tornando uma oportunidade para trabalhar seus temperamentos e trazer relações mais saudáveis para o dia-dia”.

O primeiro e segundo módulo ocorreram no final do ano passado e em fevereiro deste ano, o terceiro aconteceria de modo presencial no final de maio, mas teve de ser adiado devido a quarentena. O encontro virtual do dia 30 de maio iniciou-se com uma recapitulação dos módulos I e II e averiguação de como os alunos estavam aplicando os aprendizados no cotidiano.

Já na segunda parte, houve troca de experiências entre a turma atual e as turmas anteriores. O conteúdo veio sob uma ótica da filosofia antroposófica, característica típica do conteúdo do Programa, no qual o ser humano é visto de uma maneira complexa, orgânica e integral, com suas emoções e pensamentos próprios. Além disso, os conceitos cristãos de mudança e renovação do pentecostalismo foram trazidos para tratar dos aprendizados de evolução como grupo, sociedade e comunidade.  “A pentecosta traz reflexões sobre o que você pode desenvolver para conseguir se tornar uma pessoa livre e viver de forma saudável com os outros, para criar uma comunidade livre de tensões”, enfatiza Solène.

O Programa Germinar

Criado em 2003, o Programa Germinar é uma formação que proporciona caminhos de desenvolvimento individual que ampliam a consciência e permitem a construção de ambientes sociais saudáveis. Como o principal programa da Associação ComViver, a ideia consolidou-se com a realização das primeiras turmas no interior da Bahia e teve mais de 4.000 pessoas que passaram pela formação. Formou mais de 40 facilitadores e facilitadoras do programa, o que possibilita a realização de cerca de 20 turmas por ano.

Além de turmas realizadas em 40 locais diferentes do Brasil, o Programa também teve seus alunos em outros países como Argentina, Chile e México. O curso divide-se em cinco módulos e sua abordagem antroposófica, baseada na Ecologia Social, tem três níveis de assimilação dos conteúdos, que são a compreensão (pensar), vivência (sentir) e prática (querer).

O Programa centra seu propósito em ser uma formação acessível para a população, promover uma reflexão individual sobre suas condições financeiras e ser uma relação de confiança mútua, por isso adotou a fraternidade econômica como forma de pagamento, na qual as pessoas que desejam participar pagam o quanto podem.