Empreendimentos da agricultura familiar se mobilizam virtualmente para reivindicação de direitos 

Trabalhadores rurais realizam reuniões virtuais para debater formas de sobrevivência financeira durante a pandemia da Covid-19

Isadora Dias 

A pandemia do novo coronavírus requer medidas para evitar o contágio, sendo uma delas o isolamento social que proíbe aglomerações em reuniões. Por isso, a Organização Mundial da Saúde determina que todas as reuniões devem ser realizadas através de ferramentas online. É dessa forma que os empreendimentos da agricultura familiar estão realizando os encontros.

Os grupos estão realizando os encontros através do aplicativo Zoom, até agora foram realizados três por diferentes organizações, Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional da Baixada Cuiabana da FTSAN-BC, Fórum da Economia Solidária do Alto Paraguai e Fórum da Economia Solidária da Região Sul de Mato Grosso.

As reuniões têm seus objetivos em comum, sendo eles dar continuidade das discussões sobre as necessidades dos empreendimentos, buscar formas de resolução dos problemas decorrentes da quarentena, além das propostas de organização em rede para os diminuir custos e os aumentar ganhos. Outras pautas também foram discutidas, como o Programa Global REM e Projeto Sicredi, que centram sua importância no investimento na produção de novas agroflorestas e na potencialização das propostas de financiamento. 

Barbara Tairine, integrante da CSA Cuiabá, participou da reunião e avalia que foi valiosa pela troca de informação, e ao usar as tecnologias, mostra que os nossos agricultores familiares não estão tão fragilizados como em outros momentos. “Gostei muito de participar da reunião online, agradeço a todos e esperamos a próxima atividade”, declara. Já Geralda Ferreira da Silva, moradora do município de Pedra Preta, diz que é a segunda vez que participa de reunião online, ” estou aprendendo, mesmo distante, gostei da iniciativa, não tenho afinidade com a tecnologia, mas consegui prestar atenção e compreender os ensinamentos, foi de grande valia”, enfatiza.

Elizabete da Silva, professora e integrante do FTSAN- BC, afirma que as estratégias para um diálogo com o estado, que objetivam a reivindicação e fortalecimento dos direitos da agricultura familiar, devem ser as principais pautas a serem discutidas nas próximas reuniões. 

A professora diz que a mobilização conjunta do grupos para superar as dificuldades lhe dá esperança, e destaca que todos nós devemos contribuir para que os agricultores tenham possibilidades de continuar produzindo e entregando alimentos durante esse período difícil de isolamento social. Ela finaliza destacando a batalha árdua dos agricultores para conquista e manutenção dos direitos, “dependendo do governo de agora, há um grande corte dos direitos dos trabalhadores rurais, então tem que buscar outras alternativas”.