Agricultores familiares comercializam produtos agroecológicos na quarentena

Agricultura familiar procura manter rota de comercialização por meio de sites e encomendas via WhatsApp

A alimentação saudável e de qualidade é fundamental no período da quarentena para muitas famílias. Por isso, o Escritório de Negócios da Agricultura Familiar do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA) de Pontes de Lacerda em Mato Grosso se esforça para manter a rota de comercialização e entrega de produtos orgânicos da agroecologia. Sem qualquer tipo de veneno, os agricultores seguem os cuidados tanto na recepção, como na entrega de encomendas. Tudo sai diretamente dos quintais produtivos de famílias que atendem a baixada cuiabana no mercado institucional e comum. É possível adquirir no sistema de vendas do CTA no site https://kyte.site/enaf–escritorio-de-negocios-da-af/ ou pelos telefones com WhatsApp (65) 996893719.

Um dos diretores do CTA, o agricultor familiar Ságuio Moreira Santos argumenta que o consumo de produtos frescos, naturais e sem agrotóxicos é fundamental neste momento. “Além de estar em quarentena, é importante que tenha uma alimentação de qualidade. Mas o nosso apelo não é se aproveitar deste momento de fragilidade para vender nossos produtos. Nosso apelo é de manter a agricultura familiar minimamente sobrevivendo, com renda para pequenos agricultores e criar a consciência sobre produtos orgânicos e agroecológicos”, explica. 

No catálogo do site (https://kyte.site/enaf–escritorio-de-negocios-da-af/) é possível encontrar desde verduras como alface, rúcula, até temperos como pimenta, cebolinha, salsinha ou então produtos como abóbora, quiabo, mandioca. Frutas e polpas também estão disponíveis. “A ideia é que a gente mantenha um grupo de pessoas a atender tanto na hora de entregar como na hora de se comunicar, receber, no sentido de minimizar o máximo possível o contato. Os produtos saem direto dos quintais de famílias que acompanhamos ao longo de anos, tudo acondicionado em caixas e sacolas”, destaca Santos.

O objetivo em manter a rota é atender as pessoas no período da quarentena e também reforçar a importância da agricultura familiar no momento. “É decreto em cima de decreto e não temos nada para os pequenos agricultores. E são produtos que se não vender, se perdem. Não é fácil manter a rota, estamos com todos os nossos contratos fechados neste momento com o fechamento de escolas, prefeituras, então por isso o esforço para ser viável é procurar famílias interessadas nos produtos orgânicos e agroecológicos”, destaca o agricultor Ságio Moreira Santos.

É possível adquirir os produtos agroecológicos da agricultura familiar no sistema de vendas do CTA no site https://kyte.site/enaf–escritorio-de-negocios-da-af/ ou pelos telefones com WhatsApp (65) 996893719. Neste momento, também estão à venda polpas de goiaba, maracujá, abacaxi, caju, cajuzinho, cupuaçu, araça boi e acerola.