Conheça Alexandro Ribeiro, professor que trouxe a produção agroecológica para diversas famílias de MT

Texto: Davi Vitorazzi
Vídeo: Ingrid Moraes

Produtos orgânicos e alimentos saudáveis são quase sinônimos. Alimentos saudáveis estão cada vez mais procurados no mercado. De acordo com a pesquisa de 2018 da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 80% dos brasileiros buscam uma alimentação saudável. Uma alternativa para quem busca uma melhor alimentação está em produtos orgânicos, pois no processo de produção deles não houve aplicação agrotóxicos que podem contaminar os produtos. 

Nessa mesma linha de orgânico está a o projeto Ecofeira UFMT, um projeto que auxilia pequenos produtores na comercialização de seus produtos.   O coordenador do projeto, professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (FE/UFMT).

Mestre em Desenvolvimento em Meio Ambiente (PEP/UFRN), Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

O prof. Alexandro conta que o começo da Ecofeira aconteceu em sala de aula, quando um aluno percebeu as dificuldades de pequenos em colocar seus produtos no mercado. Por meio disso, surge a proposta de incentivar aos produtores a introduzir no processo de produtivo a produção orgânica. Mas foi por meio da submissão e ter sido escolhido o projeto “Desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica pantaneira: implementação de práticas agroecológicas na Cooperangi” no Prêmio Santander Universidades em 2013 que houve a implementação da primeira horta coletiva totalmente orgânica. 

O professor destaca que a economia mato-grossense segue um princípio de exportação com “um aspecto totalmente voltado para fora”. Cerca de 45 mil famílias e empresas trabalham nessa linha. Enquanto cerca de 130 mil famílias trabalham em produções para o mercado interno. Embora esses 130 mil representem mais que o dobro das entidades que produzem para exportação, essas famílias não recebem nenhum apoio governamental, como por exemplo, incentivo fiscal.

Relacionando a questão econômica dos pequenos produtores, a questão da natureza do Estado e cultural da baixada cuiabana, o projeto Ecofeira movimenta economia local e valoriza a produção das famílias. 

A projeto Ecofeira atualmente atende 30 famílias, prestando assistência técnica para produção agroecológica e na comercialização dos produtos todas às sextas-feiras, a partir das 17h na UFMT.