Primeiro módulo do Programa Germinar acontece em Rondonópolis

15 pessoas, entre indígenas, artesãos e agricultores participaram da capacitação

Davi Vittorazi

Aconteceu nos dias 14 e 17 de novembro o 1º módulo do Programa Germinar – Formação de lideranças facilitadoras, na cidade de Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá). A capacitação reuniu 15 participantes entre os quais são indígenas da etnia Bororo, artesãos, agricultores familiares, estudantes, membros de movimentos sociais e de pastorais, funcionários, empresários e professores.

Neste primeiro módulo o objetivo foi entender o papel do facilitador de processo e quais são as qualidades que precisam desenvolvidas. “Como fazer boas perguntas para ajudar as pessoas a encontrarem soluções para suas questões/problemas?” e “Como nos comunicamos uns com os outros?” foram perguntas discutidas durante o encontro, por meio de movimentos de artes, conteúdos lúdicos e trabalhos em grupos.

A capacitação trata-se de uma jornada de autodesenvolvimento dividida em cinco módulos. Em cada etapa é trabalhada com fundamentos do programa da Associação ComViver que tem como missão Semear Autonomia, Confiança e Coragem Social para transformar seus agentes. O método aplicado está na tomada de decisão em grupo, com questões reais trazidas pela vivências dos participantes.

Para pessoas interessadas em participar, ainda há vagas a serem preenchidas. O ingresso na turma deve ser realizado pela participação do módulo 1 (versão compacta) que acontecerá num final de semana de fevereiro. 

O programa tem apoio do Recoopsol da UFMT, Associação ComViver, FUNAI e Espaço Bem Viver. Para a sustentabilidade financeira do projeto, há também contribuições dos próprios participantes e de ações de arrecadação de recursos liderados por eles.

Os próximos módulos acontecerão nas seguintes datas:

– Módulo 1 compacto : a definir, em fevereiro.

– Módulo 2: 27 de fevereiro a 01 de março.

– Módulo 3: 21 a 24 de maio.

– Módulo 4: 30 de julho a 02 de agosto.

– Módulo 5: a definir.