Recoopsol participa do Congresso Brasileiro de Agroecologia em Sergipe

Membros do projeto Transição Agroecológica apresentaram trabalhos e mediaram discussões

Davi Vittorazzi

Integrantes do Recoopsol participam do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) que acontece entre 4 e 7 de novembro na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju. A comitiva do Recoopsol foi representada por meio do projeto “Transição Agroecológica a partir da implantação de Sistemas Agroflorestais”. Em 2019 o tema do CBA é “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”. 

Para a técnica florestal Daiane Oliveira, o Congresso proporciona momentos de trocas muito significativas. “É um momento de se refletir sobre os avanços da agroecologia e prospectar os desafios futuros”, afirmou Daiane. A integrante do Recoopsol participou como moderadora do espaço Tapiris de Saberes, no qual são apresentado trabalhos de pesquisadores da agroecologia e há debates sobre a temática. 

Membros do Recoopsol também apresentaram trabalhos nos eixos temáticos de “Construção do conhecimento a partir de base agroecológica” e outro em “Manejo de Ecossistemas”. Rafael Brandão, conta o Recoopsol também participou da plenária Regional para discutir o próximo Congresso que acontecerá em Mato Grosso do Sul em 2021.

O evento conta com uma vasta programação. A metodologia aplicada foi inspirada “Pedagogia do Território”, de Raquel Rigotto, e a “Pedagogia Griô”, de Líllian Pacheco e do Griô Márcio Caires. Assim, são formadas “teias” conectando toda programação. Ao todo a CBA é composta por 16 eixos temáticos. O encerramento acontece no dia 7 a noite com a Celebração de 20 anos da Articulação do Semiárido Brasileiro.