Projeto da UFMT vinculado ao Programa Recoopsol auxilia pequenos produtores no levantamento de custo

“Aplicação das análises de custos na produção orgânica: um experimento com os produtores orgânicos do Alto Pantanal mato-grossense”. Esse é o projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que objetiva levantar o custo de produção e produtividade de canteiros, auxiliando pequenos produtores.

Estudantes, professores e demais pesquisadores acompanham canteiros experimentais que objetivam a melhoria na produção de orgânicos de produtores do Alto Pantanal. O projeto visa ainda gerar documentos e cartilhas trazendo informações de forma didático-pedagógica entre as diferenças culturais e produtivas.

Os resultados dessas atividades estão associados a práticas de pequenos agricultores agroecológicos e orgânicos que buscam emancipação na baixada cuiabana. Apropriação dos custos favorecem a comercialização real e solidária para comunidades isoladas dos aspectos institucionais econômico/financeiro.O projeto de extensão faz parte da Rede de Cooperação Solidária (RECOOPSOL), projeto que agrupa 10 projetos que contribui com pequenos produtores em Cuiabá e no interior de Mato Grosso.